seg, 14 outubro 2024
InícioCarnaval 2023MPPE debate limitação de horário pela Polícia Militar de Pernambuco para desfiles...

MPPE debate limitação de horário pela Polícia Militar de Pernambuco para desfiles de agremiações no Carnaval

Os coordenadores de três Centros de Apoio Operacional do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiram convite para a sociedade participar de uma audiência pública de debate da imposição feita pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para que os desfiles de agremiações em Olinda sejam encerrados às 19h. A audiência vai ocorrer nesta quarta-feira, às 16h, na Sede de Promotorias de Justiça da Capital.

A decisão foi tomada após reunião realizada nesta segunda-feira, quando foi discutida a situação das prévias carnavalescas olindenses, a partir de informações de integrantes das agremiações da imposição do limite de horário, culminando com o caso, no domingo, da Troça Carnavalesca Mista (TCM) John Travolta, que teve seu desfile interrompido policiais militares, inclusive . com relatos nas redes sociais de ameaças de prisão e apreensão de instrumentos musicais, mesmo com o cortejo transcorrendo sem tumultos. No final da tarde da segunda-feira a agremiação liberou uma nota de repúdio em sua página no Facebook (clique aqui).

Segundo informe dos coordenadores publicado na Internet, a reunião tem como objetivo “garantir a dinâmica dos festejos carnavalescos, em meio à necessidade de regular atividade de segurança aos participantes, sob a governança do município, organizadora dos festejos, em favor da livre manifestação das expressões artísticas e culturais, típicas deste período do ano, e a compatibilização dessas manifestações com as medidas necessárias de segurança a todos”. A coordenadora do CAO Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial, promotora de Justiça Helena Martins, o objetivo da reunião da segunda-feira era coletar informações “para que o MPPE possa se posicionar e buscar, junto à PM e à Prefeitura de Olinda, uma solução para que as prévias carnavalescas e o período de carnaval ocorram de forma agradável para o público, moradores e agremiações”.

Repúdio à ação da PMPE

A indignação que tomou conta de Integrantes da TCM, que comemorava seus 45 anos, motiva a decisão de voltar às ruas. “Estarei lá novamente no cortejo para homenagear e brincar e maravilhar com o John Travolta que eu amo, convocando minha galerinha e minhas amigas da enfermagem que a gente vai brincar novamente”, diz Jaci Oliveira. “Se não tivesse tradição teria que respeitar e esse tem muita e muita tradição, parabéns a todos da diretoria que correu atrás de não deixar que o cortejo terminasse sem ele mostrar a sua beleza de dançar”, afirma Adriano Assis. O perfil também transcreve o Artigo 215 da Constituição: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

Via PE Notícias

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
51 %
8.6kmh
59 %
ter
34 °
qua
34 °
qui
34 °
sex
31 °
sáb
27 °

Mais Lidas