Curtindo o carnaval de Pernambuco, Miguel Coelho, iniciou os festejos em Petrolina, acompanhado de sua família, esposa, filhos e amigos. Na ocasião, o líder político destacou a força desta importante festa popular que arrebata milhões de foliões por todos os municípios e lembrou da importância cultural de Ana das Carrancas, artista que deixou um grande legado para o Estado e completaria 100 anos em 2023.
“O Carnaval tem sido um momento de paz, alegria, respeito e muito amor. Em Recife vimos que uma verdadeira multidão foi arrastada pelo maior bloco carnavalesco da terra: o Galo da Madrugada, que bateu seu próprio recorde de público e ultrapassou a marca de mais de 2,5 milhões de foliões, isso só reforça que a nossa tradição está muito forte, parabéns a todos que contribuíram para este grande feito. Outras cidades como, por exemplo, Olinda, Bezerros, Pesqueira também já estão no meio da folia e aqui em Petrolina não foi diferente, a festa começou e está linda do jeito que nossa gente merece”, disse.
Assim como o Carnaval de Petrolina, Miguel também homenageou a Ana Leopoldina Santos, mais conhecida como Ana das Carrancas, que se estivesse viva completaria 100 anos neste sábado (18). “Essa importante artesã sertaneja, patrimônio imaterial de Pernambuco, nasceu em Ouricuri, mas fincou suas raízes e sua arte em Petrolina. Ao longo de mais de 50 anos de produção, deixou sua marca em carrancas elaboradas com o barro extraído das margens do Rio São Francisco – um dos maiores símbolos do nosso artesanato”, destacou.
“A Dama do Barro foi uma escultora e ceramista de mão-cheia, além disso, possui umas das mais importantes trajetórias artísticas do sertão pernambucano e isso traz muito orgulho ao nosso povo. Que Ana esteja sempre em nossa memória, influenciando e impactando a todos que amam a arte em geral“, concluiu Miguel Coelho.
21 Assessoria de Comunicação