qua, 21 fevereiro 2024
InícioDestaquesMiguel Coelho critica malabarismo tributário do governo do estado: “não adianta reduzir...

Miguel Coelho critica malabarismo tributário do governo do estado: “não adianta reduzir IPVA e aumentar o ICMS”

Miguel Coelho voltou a questionar a estratégia tributária adotada pela governadora Raquel Lyra em Pernambuco. O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foi duramente criticado pelo ex-prefeito de Petrolina e outras lideranças políticas do estado. Miguel retomou o debate nesta quarta-feira ao ironizar a redução abaixo do esperado sobre IPVA.

Não adianta reduzir o IPVA e aumentar o ICMS. O IPVA (de um ano) representa cerca de 10% da arrecadação do ICMS. Isso é apenas um malabarismo tributário que tenta levar as pessoas a acreditarem que houve queda nos impostos. O Governo do Estado apertou ainda mais o consumidor sem trazer benefícios concretos para a economia dos pernambucanos. Para cada 1% que subir o ICMS, anula 10% de redução do IPVA, além do fato que a população de baixa renda será fortemente afetada com o aumento do ICMS, que se traduzirá em repasse ao preço dos produtos e a fuga das empresas do nosso estado”, declarou Miguel Coelho.

O embate ganhou mais peso após um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE). Esse estudo indica que o aumento do ICMS poderia resultar em uma queda de até 8,4% nas vendas dos setores de bens não duráveis, como alimentos e bebidas, e semiduráveis, como vestuário e calçados. Além disso, alerta-se para possíveis consequências, como demissões, redução de jornada de trabalho e até mesmo o fechamento de estabelecimentos comerciais.

O aumento do ICMS também teria impacto direto no bolso dos consumidores, aumentando os preços de produtos alimentícios, conforme apontado pelo estudo da Fecomércio-PE. “O pernambucano está cansado de imposto. Aumentar arrecadação não significa melhoria no serviço. O alerta da Fecomercio reforça o que nós, diversos deputados e outras lideranças vínhamos falando. É fundamental que seja revisto esse aumento do ICMS para não gerar prejuízos reais para uma economia que já está fragilizada em nosso estado“, afirmou Miguel Coelho.

Ascom – Miguel Coelho

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
29.7 ° C
29.7 °
29.7 °
56 %
3.6kmh
74 %
qua
29 °
qui
31 °
sex
33 °
sáb
33 °
dom
32 °

Mais Lidas