sex, 24 maio 2024
InícioDestaquesMergulhador de resgate Samyr Oliveira contribui na recolocação da contenção da Igreja...

Mergulhador de resgate Samyr Oliveira contribui na recolocação da contenção da Igreja Submersa de Petrolândia; VEJA VÍDEO

Em um esforço conjunto para preservar um dos cartões postais mais icônicos de Petrolândia, o mergulhador de resgate Samyr Oliveira desempenhou um papel crucial na recolocação da contenção da Igreja Submersa Sagrado Coração de Jesus, localizada no antigo povoado de Barreiras.

O cenário foi definido em abril deste ano quando o blog PN Petrolândia Notícias lançou uma reportagem exclusiva, acompanhada por um vídeo de alerta, destacando a deterioração de um dos pilares da estrutura da igreja. Um estudo técnico da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) havia identificado o risco na estrutura da edificação que fica na parte de trás da igreja.

A reportagem teve um impacto significativo, levando a Chesf a agir prontamente. A empresa contratou uma equipe de Santa Catarina para proteger a igreja. Eles instalaram um conjunto de cordões de boias no rio, delimitando com sinalização náutica um perímetro de 400 metros ao redor da estrutura da igreja, proibindo a aproximação de embarcações no local. [REVEJA A REPORTAGEM AQUI]

Foto das esferas de sinalização/Samyr Oliveira

Os serviços foram concluídos no dia 9 de junho deste ano, pela empresa AQUAMAR sob a supervisão dos engenheiros Raphael Guill e Paulo Guill. Uma força-tarefa envolvendo caminhões munck, barcos e catamarãs foi mobilizada para realizar a aguardada contenção, preservando assim o principal cartão postal de Petrolândia.

O mergulhador Samyr juntamente com demais participou na semana passada da recolocação das boias. Veja os vídeos:

É importante ressaltar o comprometimento do Instituto Geográfico e Histórico (IGH) de Petrolândia, juntamente com a Prefeitura Municipal de Petrolândia e a Chesf, sob a orientação da FUNDARPE. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, representada por Maria Helena, também desempenhou um papel fundamental na causa da salvaguarda do patrimônio histórico da cidade.

A recolocação das boias implantadas ao redor da igreja não afetarão a visitação de turistas, que continuarão a tirar suas fotos e compartilhar suas experiências nas redes sociais com mais segurança. É uma prova de que a população de Petrolândia está unida na preservação de seu patrimônio histórico e cultural.

Por Redação | Fotos e Informações: Samyr Oliveira

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
30.2 ° C
30.2 °
30.2 °
42 %
7.1kmh
49 %
sex
29 °
sáb
31 °
dom
31 °
seg
29 °
ter
30 °

Mais Lidas