ter, 20 fevereiro 2024
InícioDestaquesLista de telefones das delegacias de Pernambuco é retirada do site da...

Lista de telefones das delegacias de Pernambuco é retirada do site da Polícia Civil

O cidadão agora encontra mais uma dificuldade para ter contato com a Polícia Civil de Pernambuco. Sem explicação, a lista com os números de telefones de todas as delegacias do Estado foi retirada do site da instituição

Apenas os endereços das cerca de 300 delegacias de Pernambuco seguem disponíveis. 

O acesso aos números de telefones das delegacias facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre o andamento de uma investigação ou precisa confirmar a data e horário de um depoimento, por exemplo. Serviço básico, simples.

Há outro detalhe: com tantas delegacias fechadas à noite e nos fins de semana, o cidadão tem dúvidas de qual está aberta para prestar uma queixa. A disponibilização dos números de telefones das unidades policiais facilita esse esclarecimento.

“Fomos surpreendidos com essa mudança no site da Polícia Civil. Não vemos qualquer razão plausível para essa modificação. É um retrocesso tanto para o acesso da população quanto para o funcionamento das unidades policiais, que muitas vezes precisam se comunicar entre si e usam dessa listagem para saber os contatos das unidades para acioná-las”, disse o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Rafael Cavalcanti.

“Esperamos que tenha sido um erro, um equívoco, algo não intencional e que seja reparado imediatamente. Caso contrário, será um recado muito triste à população de diminuição do acesso aos serviços da Polícia Civil”, completou.

A assessoria da Polícia Civil foi procurada na tarde dessa quarta-feira (7), mas só se pronunciou após a publicação dessa reportagem. Veja a nota oficial:

“A Polícia Civil de Pernambuco está realizando ajustes no site, o que inclui a parte das informações sobre as unidades da Corporação. Em breve os telefones das delegacias estarão disponíveis novamente.”

MUDANÇAS NOS BOLETINS DE OCORRÊNCIAS VIRTUAIS

Em maio, também sem aviso prévio à população, a Polícia Civil deixou de permitir o registro de boletins de ocorrência pela internet nos casos de crimes de roubo

Houve uma onda de críticas nas redes sociais e também de entidades – a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Pernambuco (OAB-PE). No começo dessa semana, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu pedir esclarecimentos à Secretaria de Defesa Social (SDS) sobre a medida

No site da SDS (sds.pe.gov.br), onde há a Delegacia Interativa, não é mais possível encontrar os seguintes campos: “roubo a transeunte”; “roubo a em residências”; “roubo em estabelecimentos comerciais ou de serviços”; “roubos a outras instituições financeiras”; “outros roubos”. (Veja mais abaixo a lista dos crimes que ainda podem ser registrados virtualmente).

“Não permitir o registro de queixas pela internet é um retrocesso. A suspensão desse serviço é preocupante porque limita o exercício da cidadania levando em conta que o cidadão se vê obrigado a procurar uma delegacia presencialmente ao mesmo tempo em que se verifica que grande parte das delegacias estão fechadas à noite e nos fins de semana”, declarou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. 

Numa coletiva realizada três dias após o JC revelar a mudança no serviço de registro de boletins de ocorrência pela internet, o secretário-executivo de Defesa Social, Alexandre Alves, surpreendeu a todos ao declarar que a informação não era “digna de fazer uma divulgação para a sociedade em massa”.

“A gente não comunicou a sociedade toda para informar que o roubo tinha sido retirado do rol dos registros eletrônicos porque não é uma informação digna de fazer uma divulgação para a sociedade em massa. Mas quando a pessoa acessa o site da Polícia Civil para registrar a ocorrência e tenta registrar um roubo, a pessoa interessada vai ser comunicada que deve procurar uma delegacia, como acontece com outros tipos de crime”, disse.

Segundo a Polícia Civil, a decisão foi tomada porque “os boletins de ocorrência registrados pela Internet especificamente referentes a roubos possuíam informações insuficientes para o início de uma investigação formal”.

Disse também que o objetivo da medida “é robustecer as investigações com informações e evidências que contribuam melhor para a elucidação do crime, o que não vinha acontecendo com relação a essa modalidade no campo virtual. Ao comparecer à delegacia mais próxima, o cidadão possibilita o fornecimento de mais elementos para a instrução do inquérito policial e identificação dos autores do crime de roubo”.

Queixas que podem ser registradas pela internet – Thiago Lucas/ Design SJCC
Queixas que podem ser registradas pela internet – FOTO:Thiago Lucas/ Design SJCC

Do JC/On Line

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
chuva forte
26.1 ° C
26.1 °
26.1 °
78 %
0.9kmh
51 %
qua
29 °
qui
32 °
sex
33 °
sáb
33 °
dom
26 °

Mais Lidas