ter, 16 abril 2024
InícioGeralJovem ativista do interior de Pernambuco representa o Brasil na Conferência das...

Jovem ativista do interior de Pernambuco representa o Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, no Egito

Maria Eduarda Silva, 19 anos, é de Bonito, Pernambuco, e integra o grupo de adolescentes e jovens brasileiros na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — Foto: Divulgação/Unicef

A jovem Maria Eduarda Silva, de 19 anos, que mora em Bonito, Agreste de Pernambuco, foi uma das selecionadas para representar o Brasil na 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), no Egito. O encontro será realizado entre os dias 6 e 28 de novembro.

A jovem afirma que a relação com o meio ambiente e a importância de preservação começou ainda criança. “Passei a infância no sítio da minha avó, pegando fruta do pé, nadando no açude. Sei o bem que a natureza nos faz e as ameaças que as mudanças climáticas estão nos impondo”, conta Eduarda.

“Precisamos nos importar, agir e o adolescente precisa fazer parte desse processo”, afirma Maria Eduarda.

Maria Eduarda vai ao Egito por meio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a organização da sociedade civil Viração Educomunicação, que vão levar outros dois jovens para a conferência: Victor Medeiros, de 18 anos, do litoral de São Paulo, e Tainara da Costa Cruz, 18 anos, do Povo Kambeba.

Os três jovens foram selecionados a partir dos projetos apresentados e do potencial como multiplicadores vão integrar um grupo de 40 meninas e meninos brasileiros, de diversos coletivos e organizações sociais, que vão representar a adolescência e a juventude brasileira na conferência.

A expectativa é que esses jovens possam compartilhar e multiplicar o conhecimento em suas localidades quando retornarem, além de seguirem com as atividades que já desenvolvem.

“É fundamental que as próximas gerações tenham apoio de agências internacionais, instituições e organizações da sociedade civil para fazer frente à crise climática a partir do aprendizado e exercício da participação cidadã, acompanhando os debates por justiça climática de forma global e em seus territórios, compartilhando conhecimentos e criando soluções para um futuro sustentável para todos. Ter a participação destes jovens na COP 27 é um grande passo nesse sentido”, afirma Monise Berno, Coordenadora de Comunicação da Viração e do programa Agência Jovem de Notícias no Brasil.

Do G1/Caruaru e Região 

Blog Petrolândia Notícias
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
27.9 ° C
27.9 °
27.9 °
62 %
7kmh
90 %
ter
28 °
qua
32 °
qui
31 °
sex
31 °
sáb
31 °

Mais Lidas