Petrolândia Notícias – Igreja Católica reduz atividades em Pernambuco e pede fidelidade ao dízimo

Igreja Católica reduz atividades em Pernambuco e pede fidelidade ao dízimo

17 de março de 2020 Postado em: Destaques Nenhum comentário


Compartilhe essa notícia whatsapp icone telegramicone linkedin
“De mãos dadas, simbolicamente, conseguiremos superar esta doença”, disse o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, em entrevista coletiva realizada na Cúria Metropolitana, localizada nas Graças, na tarde desta segunda-feira (16). A Igreja está reduzindo suas atividades, mas relembrou os fiéis sobre a importância de manter o dízimo em dia para garantir o cumprimento das obrigações financeiras nas paróquias.

Na reunião foram divulgadas as novas medidas que a Arquidiocese está tomando para a contenção do coronavírus (Covid-19). Entre as recomendações para a comunidade católica estão as suspensões das aulas de crisma e catequese, além dos cancelamentos das procissões de Passos de Olinda e Recife, que completaria sua 366ª edição em abril; das Vias Sacras públicas; e das interpretações da Paixão de Cristo.

“A Igreja não pode ficar indiferente a este problema. Nós estamos insistindo na questão da aglomeração. Já ficou comprovado que o vírus se propaga com mais facilidade em ambientes cheios”, explicou o arcebispo. “Insistimos também que as comunidades se juntem em pequenos grupos para praticar a liturgia da palavra, além de, quando o clima ajudar, que pratiquem missas campais, em ambientes abertos a proliferação é menor”.

De acordo com a lista de precauções divulgada pela arquidiocese, os fiéis com mais de 60 anos estão dispensados do preceito dominical, ou seja, não precisam frequentar a igreja aos domingos.

“Na nossa última orientação registramos que pessoas de 70 anos não precisavam ir à missa. Neste novo documento diminuímos para 60 anos. É recomendável que essas pessoas façam suas cerimônias em casa. Um ministro de eucaristia, que seja jovem, pode ir levar a comunhão. Este é um dos cuidados para protegermos as pessoas de mais idade, que estão no grupo de risco”.

Além das novas recomendações, as divulgadas anteriormente também devem continuar sendo seguidas, como não dar as mãos no pai nosso, não receber a comunhão na boca e, na hora da coleta, fazer sua oferta em envelopes, são algumas delas.

“Convidamos as famílias que rezem neste momento. Nós católicos acreditamos no poder da oração”, comenta Dom Fernando. “Mantenham a serenidade, ninguém pode se desesperar. Precisamos manter a calma e confiar na graça de Deus. Devemos ter os cuidados devidos, mas manter o equilíbrio”, acrescentou.

Via PE Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.