No mesmo dia em que Lula entregou o comando do Banco do Nordeste ao ex-governador Paulo Câmara, nesta terça-feira, o destino da Sudene, que tem sede em Recife, pode também ser decidido em breve.
No meio político, especula-se que o presidente Lula pode agraciar o senador Humberto Costa, com a indicação. Costa é fiel escudeiro de Lula em Pernambuco.
No passado, o PT já tomou conta dos cargos da Sudene com o ex-prefeito João Paulo, hoje deputado estadual em Pernambuco. Por baixo, eram mais de 150 cargos comissionados, de livre nomeação, onde João Paulo alocou o grupo político dele após a saída da Prefeitura do Recife.
De acordo com fontes extraoficiais, o nome que Humberto Costa está indicando internamente para a Sudene é de um ex-assessor, que hoje ocupa cargo no consórcio Nordeste de governadores. Diego Pessoa é tido como bastante ligado à Costa.
Por coincidência ou não, Paulo Câmara assumiu o Consórcio Nordeste, no ano passado, depois de ter desistido de buscar o Senado.
Com o movimento de indicação do aliado, Humberto Costa também fecha as portas para Marília Arraes, ex-deputada federal que rivalizou com Costa no partido e acabou indo para o Solidariedade, para ser candidata a governadora de Pernambuco.
Via PE Notícias