Mais 136,9 milhões de aplicações foram realizadas em primeira dose, ou seja, mais de 85% da população adulta vacinável recebeu ao menos uma dose de imunizante contra a covid-19 – FOTO: NE10
O governo de Pernambuco foi pego de surpresa na noite da quarta-feira (15) ao receber uma nota técnica do Ministério da Saúde recomendando a suspensão da vacinação contra a covid para adolescentes sem comorbidades.
A Saúde Estadual vai se manifestar nas próximas horas sobre o assunto, mas a tendência, segundo membros ouvidos pelo Blog sob reserva, é que haja orientação aos municípios pela suspensão da vacinação dos adolescentes sem comorbidades, que são doenças pré-existentes.
“O Governo de Pernambuco sempre seguiu as orientações do Ministério da Saúde. Defendo que a gente suspenda, apenas concluindo a vacinação agora naqueles que receberam a primeira dose”, diz um membro da gestão estadual a par do andamento da imunização.
Duas capitais, como Natal e Salvador, já anunciaram a suspensão nesta quinta-feira.
Outro motivo para seguir a orientação nacional é a possibilidade de, se ir na contramão, faltar doses em um futuro breve.
Alguns integrantes da Secretaria de Saúde de Pernambuco ficaram sabendo da nota técnica apenas na manhã desta quinta-feira.
A manifestação oficial do governo deve ficar para a entrevista coletiva da tarde desta quinta-feira, às 15h30, no Palácio do Campo das Princesas. O secretário de Saúde, André Longo, vai participar, junto com o representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca.
Veja abaixo a nota que chegou à Secretaria de Saúde de Pernambuco sobre o assunto, com a recomendação do Ministério da Saúde:
Do Blog do Jamildo