Petrolândia Notícias – Governo de Pernambuco afirma que não há risco de desabastecimento em supermercados

Governo de Pernambuco afirma que não há risco de desabastecimento em supermercados

19 de março de 2020 Postado em: Destaques Nenhum comentário


Compartilhe essa notícia whatsapp icone telegramicone linkedin
Diante da pandemia do novo coronavírus, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, garantiu, nesta quarta-feira (18), que não há, neste momento, risco de desabastecimento em supermercados e mercadinhos do estado. A afirmação foi feita após reunião com representantes da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), na sede da secretaria, no Centro do Recife.

Participaram do encontro lojistas, convidados pela Apes, e integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. O boletim divulgado na terça (17) informou que tinham sido confirmados no estado 19 casos de Covid-19, doença provocada pelo vírus.

De acordo com Pedro Eurico, responsável pela secretaria de gerencia o Procon de Pernambuco, não há necessidade de as pessoas correrem para as lojas para abastecer suas casas.

A superintendente da Apes, Silvana Buarque, explicou que a situação atual de abastecimento não corre risco. Segundo ela, a cadeia produtiva está apta para atender a população, mesmo em tempos de crise. Por causa disso, ela pediu tranquilidade às pessoas.

“Estamos com toda a cadeia de suprimento garantindo isso: indústria, transporte, atacado, distribuidor e o ponto de venda, que é o supermercado”, disse.

Silvana Buarque também falou sobre gôndolas vazias em supermercados e sobre a falta temporária de alguns itens em determinados estabelecimentos.

Segundo Pedro Eurico, uma ação desse tipo poderia gerar efeito contrário ao pretendido. Mas o governo continuará acompanhando o comportamento dos consumidores.

“Essa é uma ideia que a gente levantou, mas muitas vezes isso pode até trabalhar de forma contrária, porque a pessoa leva cinco outras pessoas e termina criando uma situação de intranquilidade. O que é que nós vamos fazer? Vamos acompanhar permanentemente o comportamento do publico consumidor e administrar a situação”, disse.

Outro ponto que ficou decidido na reunião é que, a partir de agora, há uma mesa de negociação permanente do governo com a associação dos supermercados.

“Vamos conversar com a cadeia produtiva da rede de atacadão, atacarejo, mercado, supermercados e mercadinhos, até da periferia, com a participação Asssociação pernambucana de supermercados, para a gente acompanhar tudo isso”, explicou Pedro Eurico.

Para evitar problemas futuros, o governo, ainda de acordo com Pedro Eurico, acompanhará a situação do abastecimento de produtos. Em caso de falta, a administração estadual poderá intervir, segundo o secretário.

“Estabelecemos que, em caso de risco de falta de produtos, os lojistas devem informar ao governo. Muitas vezes, isso tem correlação com outro estado, onde há uma indústria que pode priorizar o abastecimento de um local que está com problema. Aí, a secretaria de justiça vai atuar, com a secretaria de desenvolvimento econômico, no sentido de buscar suprir essas dificuldades”.

Por meio de nota, a rede Pão de Açúcar informou que, a partir desta quarta-feira (18), haverá um horário de atendimento exclusivo para clientes com mais de 60 anos. Esse público contará com serviços das 6h às 7h, durante todos os dias da semana. A medida é válida para as lojas do formato de supermercados da rede em todo o País.

Via PE Notícias
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.