Imagem Divulgação – melhorada por Alex Santos
Na noite desta quinta-feira (20/06), por volta das 18h50, uma ação integrada entre as forças de segurança de Pernambuco e Santa Catarina resultou na prisão de José Olavo Ferreira Filho, no município de Jaguaruna/SC.
A operação foi possível graças à troca de informações entre equipes das cidades de Floresta e Santa Maria da Boa Vista, com apoio da equipe do Núcleo de Inteligência do Sertão (NI-25) e da Malhas da Lei da 7ª CIPM, que possibilitaram o planejamento estratégico e a localização do foragido.
De acordo com informações, José Olavo era procurado em virtude de mandado de prisão expedido em 13 de junho de 2025 pela 2ª Vara da Comarca de Petrolândia – TJPE, referente ao processo criminal de nº 0001822-59.2022.8.17.3120, por crime previsto no artigo 214 do Código Penal Brasileiro (crime sexual), com condenação definitiva de 15 anos em regime fechado.
Após o cumprimento do mandado, o acusado foi cientificado de seus direitos constitucionais e encaminhado ao Presídio Regional de Tubarão, onde ficará à disposição da Justiça para cumprimento da pena.
A operação foi coordenada pelos delegados Marcelo Augusto de Medeiros Guimarães, titular da 210ª Circunscrição Policial de Santa Maria da Boa Vista, e Lamartine Salvador Fontes Filho, delegado seccional da 25ª DESEC de Cabrobó, com apoio das forças policiais de Santa Catarina.
A ação é mais um exemplo da eficácia da integração entre os estados no combate à criminalidade interestadual e à impunidade.
SOBRE
Olavo Ferreira Filho, conhecido como Júnior Ferreira. Ele era foragido da Justiça e procurado por diversos crimes de estupro e pedofilia cometidos contra crianças nos estados de Pernambuco e Bahia.
Segundo as investigações, José Olavo, que atuava como pedreiro, pintor e cozinheiro, é acusado de abusar sexualmente de crianças enquanto residia nos municípios de Jatobá e Serra Talhada, em Pernambuco, além de localidades na Bahia. Após a formalização dos processos judiciais, ele fugiu da cidade de Serra Talhada e passou a viver escondido na região Sul do Brasil.
O acusado foi localizado graças à troca de informações entre as equipes das duas polícias civis, com apoio do núcleo de inteligência da 7ª Delegacia Seccional. Ele será encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça.
Via O Povo com a Notícia e Francisco Brito
























