Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O período de suspensão de corte de energia para famílias de baixa renda termina nesta sexta-feira (1). Agora, quem deixar de pagar a fatura de energia elétrica poderá ter a luz desligada.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tinha suspendido o corte de energia de aproximadamente 12 milhões de famílias devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. A medida foi anunciada em 26 de março deste ano e prorrogada em 30 de junho.
A medida visava à proteção de famílias de baixa renda que participavam da Tarifa Social de Energia Elétrica, que fornece descontos nos custos de energia elétrica.
A crise hídrica faz a Aneel cobrar a conta de luz a partir da bandeira vermelha 2, que continua neste mês de outubro também às famílias de baixa renda. O valor é de R$ 14,2 a cada 100 kWh, o que valerá até abril de 2022.
A tarifa é uma cobrança adicional à conta de luz quando aumenta o custo de produção de energia – para preservar o baixo nível de reservatórios, o governo acionou usinas termelétricas, mais caras e mais poluentes.