A cidade de Petrolândia-PE, foi convidada a participar de uma enquete para a avaliação da opinião pública quanto à escolha do futuro prefeito do município. O Blog PN Petrolândia Notícias buscou, por meio dessa iniciativa, proporcionar um espaço de expressão democrática, aberto a todos os cidadãos, com a intenção de entender as preferências da população.
A enquete, lançada na última quinta-feira (7) e encerrada neste domingo (10) às 18h, trouxe à tona preocupações de possíveis irregularidades em relação ao aumento substancial nos números de votos. Recebemos várias denúncias de leitores sobre possíveis fraudes e o uso de provável robôs que teriam influenciado significativamente os resultados.
Para esclarecer e assegurar transparência aos nossos leitores, disponibilizamos prints que apontam tais possíveis irregularidades na votação. Ressaltamos que a enquete foi realizada através do site ferendum.com, configurada para permitir apenas um voto por endereço de IP, visando garantir a lisura e a autenticidade do processo.
OBS: É crucial diferenciar pesquisa de enquete. Enquanto as pesquisas são conduzidas mediante metodologia específica, com ponderações quanto a diversos critérios demográficos e econômicos na seleção dos entrevistados, as enquetes baseiam-se na participação espontânea dos interessados, impossibilitando a aplicação de métodos de distribuição dos entrevistados.
Reiteramos o compromisso com a integridade e a confiabilidade das informações veiculadas por nosso veículo de comunicação. Estamos atentos e comprometidos em garantir um ambiente de expressão democrática sem influências indevidas, prezando sempre pela clareza e imparcialidade.
Continuaremos a acompanhar de perto esta situação, buscando esclarecimentos e aprimorando nossos métodos para garantir a fidedignidade de futuras iniciativas.
Agradecemos a compreensão e a participação ativa da população de Petrolândia.
RELATO DAS DENÚNCIAS:
- No vídeo abaixo é possível atestar o uso de um possível robô para bloquear a tela de votação de uma enquete online, impedindo que outros votantes expressem o seu voto, para assim, ao mesmo tempo, votar em massa em um candidato específico. A pessoa no vídeo clica em votar, mas o seu voto não é computado, pois a tela atualiza para o início das opções dos candidatos.
- no primeiro print é possível observar que o horário é 17:34, com um total de votos em 4650.
- no segundo print é possível observar que o horário continua em 17:34, ou seja, dentro do mesmo minuto, houve um aumento de 52 votos, com 4702.
- no terceiro print, ainda dentro do mesmo minuto, 17:34, os votos aumentam para 4745.
- ou seja, em apenas 1 minutos, enquanto a tela de votação estava travada para outros votantes, houve um aumento de 95 votos.
6. no quarto e último print é possível observar que a tela de votação foi desbloqueada e o resultado, às 17:39, apenas 5 minutos depois, foi de um aumento substancial de 1599 votos. Em outras palavras, houveram 319.8 votos por minuto.
VÍDEOS:
O resultado da enquete apontou que houve 6.311 votos com o seguinte resultado:
Por Redação