qua, 29 maio 2024
InícioDestaquesEm São Paulo, presidente Lula e ministro Silvio Costa Filho anunciam maior...

Em São Paulo, presidente Lula e ministro Silvio Costa Filho anunciam maior obra do Novo PAC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, além dos ministros Fernando Haddad, Alexandre Padilha e Rui Costa, anunciaram, na manhã desta sexta-feira (2), as obras do Túnel Santos Guarujá — o primeiro túnel imerso da América Latina. A assinatura ocorreu no Porto de Santos onde também foi celebrado o termo de cooperação técnica com o Governo de São Paulo para a execução das obras, que terá valor de R$ 6 bilhões em investimentos. O empreendimento ligará Santos ao Guarujá e é considerado como um dos principais investimentos para a região Santista.

A solenidade também marcou o aniversário de 132 anos do Porto de Santos, considerado o maior do hemisfério Sul. O evento ocorreu na sede da Autoridade Portuária. Na ocasião, o presidente Lula também anunciou a entrega de unidades habitacionais na cidade de Guarujá, o conjunto habitacional Parque da Montanha. Ao todo, 649 famílias que vivem em palafitas no Complexo Prainha, em Vicente de Carvalho, às margens do porto serão beneficiadas. Um total de 58 milhões de reais foi destinado para a construção de moradias para as famílias. O ministro Silvio Costa Filho entregou uma das chaves das novas habitações a um morador, em um gesto simbólico.

O Túnel Santos-Guarujá terá 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará imerso sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros. O empreendimento será resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP). O empreendimento beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral norte paulista. Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal. A obra também irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações.

Considerado o maior do hemisfério Sul — responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil — o porto registrou, no mês de dezembro de 2023, movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022. Com o resultado, o total desde janeiro do último ano foi de 173,3 milhões de toneladas.

O ministro Silvio Costa Filho afirmou que esse ato [o investimento no Porto de Santos] tem um simbolismo principalmente para as futuras gerações do Brasil. “Desde que assumi a pasta, sob orientação do presidente Lula, é fundamental ter um olhar para o desenvolvimento do Porto de Santos, conhecer os desafios da região e entender que 30% das exportações do brasil passam pelo porto. Só neste ano, serão cinco leilões na B3 [Bolsa de Valores], que significarão 2,5 bilhões em investimentos”. O ministro também falou sobre o PPP da dragagem, cerca de 6 bilhões, que vai aumentar o calado de 14 para 17. “Os investimentos serão fundamentais para o desenvolvimento da região e da população.”

Costa Filho encerrou sua fala dizendo que o maior programa social do Brasil é o emprego e a renda. “O povo brasileiro vai voltar a ter dignidade”, comemorou.

Obra centenária

A Ligação Santos-Guarujá é esperada por toda comunidade da região Portuária e população do entorno, sendo uma obra centenária, com ação para melhorar o fluxo de pedestres que transitam entre as duas cidades, além de permitir mais segurança às embarcações que escalam o Porto Santista para realizar operações.

No lançamento do túnel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que essa obra está beneficiando o estado, que é um dos mais importantes da nação, com 42 milhões de cidadãos. Lula disse ainda que é preciso transformar o Brasil em um País altamente desenvolvido. “É por isso que tiramos o Porto de Santos da política de privatização. No nosso país, se estabeleceu uma narrativa da elite econômica de destruir a imagem do estado e do poder público. Vamos provar que este Porto, com sua autoridade portuária, vai fazer mais do que qualquer empresário faria.” E continuou, “a autoridade portuária vai fazer tanto ou mais do que qualquer entidade privada faria por esse porto. Se o estado for responsável, vai fazer o que tem de ser feito. Esse túnel é necessário. Por isso temos essa parceria com o governador do estado, para fazer essa obra que é tão necessária e importante”, explicou.

Lula anunciou ainda que o governo pretende fazer mais 12 institutos federais em São Paulo, com cursos ligados à vocação econômica da região. “Esses institutos precisam ser utilizados para formar jovens para desenvolver a economia local”. E lembrou que o BDNES aprovou R$ 1,8 bilhão para a conclusão do trecho norte do Rodoanel.

E ressaltou a importância de lembrar que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é o resultado da maturidade política do governo em entrar em contato com os governadores do estado, para que apresentem as principais obras para os estados, assim como os prefeitos. “Essa é a oportunidade que o Brasil tem de melhorar a vida dos cidadãos e transformar o país em uma economia desenvolvida.”

O presidente finalizou a sua participação dizendo que o País precisa de harmonia, de esperança. “Essa é a chance de construirmos juntos esse Brasil. Esse país depende de cada um dos brasileiros. Esse País vai surpreender o mundo, vai crescer mais, vai ter aumento de salário, e crescimento de emprego.”

Dia histórico

Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária, reafirmou que o Porto de Santos é vital para a economia nacional e a segurança alimentar do planeta. E disse que esse era um dia histórico para o porto e para a história do País. “É a primeira vez na história que um presidente vem à sede do Porto de Santos. Esse porto gera cerca de 50 mil empregos diretos e movimentou 194 milhões de toneladas e está conectado com 200 países.”

Pomini disse ainda que o anúncio vai propiciar uma melhor infraestrutura portuária e melhor logística. “O acordo firmado revela a nobreza e a grandeza do nosso presidente e governador. A presença das autoridades destaca a importância e relevância do Porto de Santos.”

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
céu limpo
28.6 ° C
28.6 °
28.6 °
50 %
7kmh
8 %
qua
29 °
qui
33 °
sex
30 °
sáb
31 °
dom
29 °

Mais Lidas