O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) aparece em posição de destaque na disputa pelo Senado Federal nas eleições de 2026, segundo levantamento recente do Instituto Opinião. Com 22% das intenções de voto, o parlamentar é o segundo nome mais lembrado pelo eleitorado pernambucano, atrás apenas do senador Humberto Costa (PT), que lidera com 27,4%. Na sequência, Miguel Coelho (União Brasil) surge com 19%, enquanto Gilson Machado Neto (PL) também figura no cenário da pesquisa.
Presidente estadual do Progressistas, Eduardo da Fonte vem ampliando sua influência política em Pernambuco, especialmente após formar uma federação com o União Brasil. Sob sua liderança, o PP quase dobrou o número de prefeituras no estado e atualmente conta com 26 prefeitos, 8 vice-prefeitos e uma das maiores bancadas tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal.
A base sólida e a articulação com prefeitos, vereadores e deputados têm fortalecido o nome de Eduardo como uma opção viável e competitiva para o Senado. Embora ainda não tenha oficializado sua candidatura, o parlamentar adota um discurso cauteloso. Em declarações recentes, destacou que a decisão sobre entrar ou não na disputa será tomada em breve, mantendo o foco nas ações em andamento.
O desempenho nas pesquisas e a estrutura partidária sob seu comando colocam Eduardo da Fonte como um dos protagonistas do cenário eleitoral pernambucano de 2026, com chances reais de conquistar uma das vagas no Senado.