qui, 18 julho 2024
InícioCulturaDocumentário gravado revelará a vida e legado de João Pernambuco: Uma jornada...

Documentário gravado revelará a vida e legado de João Pernambuco: Uma jornada musical pelas cidades de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu; fotos e vídeo

Nos dias 22 a 26, as cidades de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu foram palco de uma empreitada artística e histórica, quando uma equipe de cineastas e pesquisadores mergulhou nas profundezas da cultura nordestina para criar um documentário que homenageia o genial músico e compositor João Teixeira Guimarães, mais conhecido como João Pernambuco. Através do olhar atento e das lentes da equipe, a vida e a influência duradoura de João Pernambuco na música e na cultura popular ganhará em breve vida em tela.

O repórter e blogueiro Alex Santos, do Blog PN Petrolândia Notícias, teve a honra de entrevistar uma série de figuras-chave que participaram da produção do documentário. Entre eles, Lívia Calmon, Sarah Nasser – Nutricionista, Nescyr Nascimento – Presidente do Instituto de Arte Popular João Pernambuco, Glaucia Nasser – Cantora, compositora e relações institucionais da Fundação Brasil Meu Amor e o jornalista José Leal, fundador do Instituto de Arte Popular João Pernambuco, conhecido por seu projeto “João Pernambuco – Coração de Violão” e o livro “Raízes e Frutos da Arte de João Pernambuco – Uma Infinita Viagem”. Essas entrevistas prometem trazer uma profundidade única ao documentário, fornecendo percepções íntimas sobre a vida e o legado do grande músico.

Assista aqui a entrevista:

A produção do documentário envolveu uma imersão total nas cidades de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, lugares que foram influentes na vida de João Pernambuco. A equipe não apenas explorou os locais que moldaram o artista, mas também capturou a atmosfera e a essência dessas regiões que desempenharam um papel tão importante em sua formação musical.

A equipe teve a acomodação no Rio Hotel de Petrolândia-PE, imersa na cultura e no ambiente que inspiraram a jornada de João Pernambuco. Durante esses dias, eles mergulharam nas histórias locais e na paixão que as pessoas da região têm pela herança musical do artista.

João Pernambuco, ferreiro de profissão, mas violonista e compositor por vocação, é um ícone da música nordestina, autor do clássico ‘Luar do Sertão’. Nascido em Bebedouro de Jatobá, ele trouxe sua paixão pelo violão para o Rio de Janeiro, onde se tornou conhecido como “Poeta do Violão”. Sua música, rica em melodia, ritmo e harmonia, espalhou-se por todo o Brasil e influenciou gerações de músicos.

Um marco significativo em sua carreira foi a formação do lendário grupo “Os Oito Batutas” e sua dedicação em disseminar a música nordestina pelo país. Seu legado ecoa nas tradições musicais brasileiras até hoje.

Esse documentário não apenas conta a história de João Pernambuco, mas também celebra sua influência duradoura e a riqueza da cultura que ele ajudou a moldar. Através das lentes da equipe, podemos vislumbrar a jornada do “Poeta do Violão” e sua contribuição excepcional para a música brasileira.

Por Redação | Fotos: Divulgação

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
20.6 ° C
20.6 °
20.6 °
95 %
3.7kmh
62 %
qui
30 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
29 °

Mais Lidas