sáb, 18 maio 2024
InícioGeral“Dia C”: Municípios pernambucanos estão com estoques abastecidos para vacinar crianças contra...

“Dia C”: Municípios pernambucanos estão com estoques abastecidos para vacinar crianças contra Covid-19 neste sábado

Este sábado (26), em todo o Estado de Pernambuco, será marcado por uma mobilização para convocar os pais das crianças entre 5 e 11 anos, que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19, a levarem os pequenos para se imunizar. Apenas 33% dos 1.182.44 meninos e meninas desse grupo etário iniciaram o esquema vacinal contra a doença no Estado. “Precisamos fazer deste final de semana um momento de celebração e incentivo à vacinação, especialmente das crianças de 5 a 11 anos. Vaciná-las é uma condição primordial para diminuir a circulação viral e também para protegê-las. Elas são o nosso futuro”, diz o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Ele assegura que todas as cidades pernambucanas estão com os estoques abastecidos e mobilizadas para este “Dia C” de vacinação. “Então, se você é pai ou responsável por uma criança, não acredite em mentiras. Vacinas são seguras e podem salvar seu filho”, ressalta o secretário.

A superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, reforça a importância dos municípios ampliarem o acesso da população à imunização, assim como organizarem seus estoques para garantir a conclusão dos esquemas vacinais dos pequenos. “Ao longo da semana, muitas ações foram realizadas nas escolas, ambiente de grande circulação das crianças. Agora, os gestores municipais devem realizar ações que desburocratizem a vacinação, facilitando o acesso dos seus munícipes. Também é preciso ficar atento ao período da aplicação das segundas doses naqueles que iniciaram seus esquemas com CoronaVac”, frisa.

Só no Recife estarão abertas mais de 150 salas de vacina, das 8h às 16h, para realizar o “Dia C” de imunização contra a doença, sem necessidade de agendamento. A lista completa com os endereços está no site da prefeitura e pode ser acessada neste link: bit.ly/DiaC_Vacinacao.

A Secretaria de Saúde do município reuniu mais de mil profissionais para a ação, que terá capacidade para vacinar até 16 mil crianças nesta faixa etária somente neste dia. Até o momento, na capital pernambucana, foram vacinadas 63.889 crianças de 5 a 11 anos, o que representa 40,04% de cobertura vacinal. A cidade tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

A estratégia é uma forma de ampliar a cobertura vacinal e acelerar o ritmo de vacinação contra a covid-19, que está abaixo do esperado e preocupa especialistas, pois acende o alerta para a vulnerabilidade dos pequenos não vacinados. O “Dia C” é também uma forma de oferecer mais uma oportunidade aos pais ou responsáveis que, por diversos motivos, ainda não puderam levar os filhos aos centros de vacinação exclusivos para o público infantil.

Via PE Notícias

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
céu pouco nublado
20.1 ° C
20.1 °
20.1 °
97 %
1.7kmh
18 %
sáb
31 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
31 °
qua
30 °

Mais Lidas