qui, 13 junho 2024
InícioDestaquesDescubra 9 cidades submersas espetaculares ao redor do globo; Petrolândia na lista!

Descubra 9 cidades submersas espetaculares ao redor do globo; Petrolândia na lista!

As profundezas oceânicas guardam segredos que despertam a curiosidade humana, e dentre esses mistérios, cidades submersas se destacam. Ao longo dos anos, pesquisadores têm desvendado esses locais que, outrora, eram centros de civilizações vibrantes. Vamos explorar nove destas maravilhas subaquáticas.

Cidades ocultas nas águas

Canopus, Egito

Pesquisas apontam que Canopus submergiu devido a uma enchente no rio Nilo. Localizada perto da moderna Alexandria, a cidade revela relíquias e santuários dedicados a Serápis e Osíris.

Pavlopetri, Grécia

Pavlopetri, a cidade submersa mais antiga conhecida, foi uma sociedade terrestre há mais de 5 mil anos. Submersa a 4 metros de profundidade, apresenta ruas, tumbas e pelo menos 15 edifícios.

Shicheng, China

Submersa no lago Qiandao, Shicheng é um resquício de uma cidade construída há aproximadamente 1300 anos e inundada nos anos 1950. Atualmente, é uma atração popular do lago.

Heracleion, Egito

Descoberta pelo arqueólogo Franck Goddio há menos de duas décadas, Heracleion foi engolida pelo Mar Mediterrâneo há aproximadamente 1200 anos. Estátuas, rostos imponentes e partes de templos foram desenterrados, mas ainda há muito a explorar.

Alexandria, Egito

Fundada por Alexandre, o Grande em 323 a.C., a antiga Alexandria tem suas ruínas submersas exploradas desde 1994. Entre os tesouros encontrados estão partes de uma estátua gigante de Ptolomeu II e o farol de Alexandria.

Dwaraka, Índia

Dwaraka, cidade sagrada e capital do reino de Krishna, submergiu há cerca de 3100 anos a.C. Ruínas medievais, peças de cerâmica e moedas foram descobertas após a submersão.

Prisão Subaquática em Rummu, Estônia

A prisão submersa em Rummu, a 50 quilômetros de Tallin, é um local intrigante para mergulhadores explorarem uma atmosfera claustrofóbica de um complexo prisional inundado.

Yonaguni, Japão

Descobertas na década de 1980, as ruínas submersas perto de Yonaguni incluem pirâmides de 30 metros de altura e hieróglifos misteriosos. Alguns pesquisadores acreditam que a área submergiu há mais de 10 mil anos.

Petrolândia, Brasil

Em 1988, Petrolândia, em Pernambuco, foi inundada para construção de uma hidrelétrica. Hoje, a estrutura de uma igreja emerge das águas do Lago de Itaparica, servindo até mesmo como cenário para fotos de casamento.

Ao explorar essas cidades submersas, somos levados a refletir sobre o passado e a imaginar como seriam nossos próprios lares submersos no futuro. Esses locais, ricos em história e mistério, continuam a fascinar e desafiar nossa compreensão do mundo.

Por Jornal da Fronteira

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
27.6 ° C
27.6 °
27.6 °
58 %
7kmh
96 %
qui
27 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
30 °

Mais Lidas