qui, 18 julho 2024
InícioCulturaDelegados de Petrolândia e Região são Eleitos para Representar Cultura Pernambucana em...

Delegados de Petrolândia e Região são Eleitos para Representar Cultura Pernambucana em Conferência Nacional

Nos dias 24 e 26 de novembro de 2023, em Gravatá-PE os delegados de Petrolândia-PE, participaram da a 5ª Conferência Estadual de Cultura, estiveram presentes os representantes do MinC para acompanhar os debates e demandas da cultura no contexto pernambucano, e construir propostas de políticas públicas que promovam a valorização da diversidade cultural e elaboração de propostas que perpetuem as ações culturais do nosso povo. Foram três dias intensos e produtivos, apresentamos propostas para complementar o PLANO NACIONAL DE CULTURA.

Trazendo o tema a “Democracia e Direito à Cultura”, a solenidade de abertura, aconteceu na noite de sexta-feira (24), contou com a presença da governadora do Estado, Raquel Lyra; da vice-governadora, Priscila Krause; da secretária Estadual de Cultura, Cacau de Paula; e da presidente da Fundarpe, Renata Borba; de J. Borges, Patrimônio Vivo de Pernambuco; além de representantes do MinC, autoridades públicas, gestores e dezenas de delegados eleitos nas conferências municipais de 83 municípios pernambucanos.
No sábado dia 25, foram pautados seis eixos de debates – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e às Linguagens Digitais -, além das discussões por linguagens culturais.
No domingo houve a eleição dos delegados que levariam as demandas escolhidas e melhoradas para Brasília na CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA em Março de 2024.
O sertão de Itaparica conseguiu um feito histórico, ao eleger três candidatos titulares e dois suplentes da sociedade civil para estarem em Brasília em 2024.

PETROLÂNDIA
Shirleide Batista – (cultura popular de matriz Indígena) – TITULAR

Deison Bezerra – (Região de Desenvolvimento de Itaparica) – TITULAR

Danilo Sá – (Região de Desenvolvimento de Itaparica) – SUPLENTE

Otávio Souza – (Desingner e Moda) – SUPLENTE

JATOBÁ
Regina Celi – (Literatura) – TITULAR

Ana Lima – (Poder Público) – SUPLENTE

Vale salientar que a conferência contou com mais de 350 delegados e inicialmente 200 candidatos, para concorrerem a 27 vagas, destinadas a sociedade civil.
Em respeito a todos que fazem a cultura de Petrolândia-PE, Itaparica-PE e todo submédio do sertão de Itaparica, informamos a todos que temos uma boa equipe empenhada em representar o setor cultural e seguir levando as demandas do povo, garantindo a democracia e o direito a cultura. Seguiremos rumo á conferência nacional de cultura em Brasília-DF.

Por Deison Bezerra

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
94 %
4.6kmh
66 %
qui
29 °
sex
29 °
sáb
26 °
dom
30 °
seg
24 °

Mais Lidas