dom, 21 abril 2024
InícioBrasília-DFDelegação da Cultura do Sertão de Itaparica Marca Presença na 4ª CNC...

Delegação da Cultura do Sertão de Itaparica Marca Presença na 4ª CNC em Brasília, DF

Representantes de Petrolândia e Jatobá fazem agradecimento a Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura Municipal de ambas cidade pelo apoio aos delegados do Sertão de Itaparica.

O Ministério da Cultura – MinC realiza no período de 3 a 8 de março, em Brasília -DF, a 4ª Conferência Nacional de Cultura, cujo tema central: “Democracia e Direito à Cultura” já sinaliza para a necessidade de avanços e conquistas, especialmente após esses últimos anos quando o governo anterior tentou, de todas as formas, silenciá-la.

A cultura voltou e voltou com mais garra do que nunca, reunindo cerca de 3 mil pessoas entre poder público e fazedores de cultura nessa que é a maior instância da participação popular. E para além de pensar, ouvir, debater, trocar saberes, eleger políticas públicas, celebrar a diversidade cultural do país.

Na abertura (04.03), estiveram presentes autoridades da cultura, políticos, ministros e ministras. Aqui destacar a fala da ministra da cultura, Margareth Menezes, quando emocionada, relembrou de todas as ações implementadas em apenas 13 meses de gestão, reafirmando que só neste período já houve mais investimento de que nos últimos 10 anos. E para fechar uma noite de tanta música, poesia, dança, discursos emocionados e gritos de ordem, a exemplo de “Anistia não” e “Palestina Livre”, o Presidente Lula, ovacionado do início ao fim, mandou muitos recados importantes, entre eles que a cultura é o povo e sem povo não há cultura, e que cada um ali presente é semente de cultura, e cuidar da democracia passa pelo fortalecimento da cultura.

Para essa vivência democrática, há representação dos quatro cantos do país e claro que o Sertão de Itaparica, Pernambuco, também trouxe a sua delegação: Shirleide (Petrolândia, representando o povo indígena), Deison Bezerra (Petrolândia, representando a região de desenvolvimento de Itaparica) e Regina Borges (Jatobá, representando a setorial de Literatura).

E assim seguem os debates acalorados e corajosos nas setoriais e nos eixos temáticos, no sentido de contribuir ao fortalecimento das propostas, as quais formarão o Plano Nacional de Cultura.

VEJA FOTOS:

TEXTO – REGINA BORGES | Fotos: Deison Bezerra

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
93 %
2kmh
62 %
dom
32 °
seg
31 °
ter
31 °
qua
33 °
qui
33 °

Mais Lidas