qui, 22 fevereiro 2024
InícioAcidenteCorpos das vítimas viraram fragmentos e alimentarão a fauna marinha, avaliam especialistas

Corpos das vítimas viraram fragmentos e alimentarão a fauna marinha, avaliam especialistas

A implosão do submarino Titan implodir no Oceano Atlântico, durante uma expedição para ver os destroços do Titanic, levou ao esmagamento e à fragmentação dos corpos das cinco vítimas, afirmam especialistas ouvidos pelo site g1. Fragmentados em partes muito pequenas, os restos mortais dificilmente serão encontradas um dia.

Quanto maior a profundidade no mar, maior a pressão exercida pela água. Quando nós mergulhamos por dois ou três metros, por exemplo, já sentimos os ouvidos “estalarem”. Imagine só a 4 mil metros, como era o caso do submarino. O veículo, provavelmente por causa de um defeito no casco, não resistiu e implodiu.

“É um efeito devastador”, afirma Thomas Gabriel Clarke, do Laboratório de Metalurgia Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Uma das comparações que mostra a força da implosão (que ocorreu em uma fração de segundos e foi indolor) é que a água exercia pressão equivalente a de um elefante a cada 25 centímetros quadrados do casco do submarino.

Almirante da Guarda Costeira dos EUA afirmou que ainda não se sabe se haverá uma operação para resgatar os corpos.

“Tudo foi muito rápido; as vítimas nem sentiram nada. Seria como largar toneladas comprimindo o corpo das pessoas em todas as direções.”

As paredes do submarino esmagaram os passageiros, diz o pesquisador Carlos Daher Padovezi, que trabalha no Laboratório de Infraestrutura em Energia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

“Restaram ‘micropedaços’ [dos corpos], muito pequenos mesmo”, afirma Carlos Daher.
É uma morte diferente da que ocorre por afogamento, quando, após alguns minutos, há a asfixia. “A uma profundidade dessa, a implosão age como uma ‘pancada’, um trauma sobre os corpos. Eles viraram destroços instantaneamente”, afirma Arthur Segurado, coordenador da anestesia do Hospital Sírio-Libanês (SP).

Via Portal PE10

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
31.8 ° C
31.8 °
31.8 °
46 %
2.7kmh
97 %
qui
32 °
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
32 °

Mais Lidas