Neymar em jogo da Seleção Brasileira; jogador prometeu homenagem a Bolsonaro na Copa do Mundo
Em uma live com Jair Bolsonaro (PL) e Carla Cecato realizada uma semana antes das eleições, Neymar prometeu que iria fazer o símbolo do 22, número do então candidato, na comemoração de seu primeiro gol na Copa do Mundo. A homenagem, no entanto, pode render uma multa da Fifa ao atacante.
De acordo com o artigo 33 do regulamento da Copa do Mundo, “a exibição de mensagem política, religiosa, ou pessoa, ou slogans de qualquer natureza, ou linguagem, ou forma por jogadores e oficiais (árbitros e técnicos) é proibida”.
Na Copa da Rússia, em 2018, dois jogadores suíços sofreram sanções da Fifa. Xhaka e Shaquiri fizeram o símbolo de uma águia, em referência à bandeira da Albânia, durante um jogo contra a Sérvia –existe uma questão territorial desde o século 19 entre os dois países europeus.
Os atletas, que são de origem albanesa, foram multados em 10 mil euros, mas não chegaram a ficar fora de nenhum jogo. Já em 2010, uma partida entre a Albânia e a Sérvia foi suspensa ainda no primeiro tempo pela entidade por causa de uma manifestação dos sérvios contra a bandeira do país adversário.
Caso realmente faça um gesto político em campo, Neymar pode sofrer a mesma punição dos suíços, mas dificilmente ficará fora de um jogo. A única exceção que a Fifa abre sobre a regra é para manifestações em defesa dos direitos humanos, como protestos contra a homofobia e o racismo.
O craque do PSG foi um dos poucos da Seleção Brasileira que se posicionou politicamente nas eleições. Além dele, Daniel Alves também apoiou a reeleição de Bolsonaro, que acabou derrotado para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.
Confira abaixo a promessa de Neymar:
Neymar REVELA na Super Live COM BOLSONARO Como Vai Comemorar Primeiro Gol na Copa
Veja: https://t.co/66EIvgq4z3 pic.twitter.com/RYAA6s48RB— Dica News (@DicaSabida) October 22, 2022
Por Notícias da TV UOL
Blog Petrolândia Notícias