As águas do Rio Francisco vão chegar à Barra do Juá, em Pernambuco, onde vão viabilizar o consumo e a irrigação em cerca de 800 propriedades. O recurso hídrico virá do reservatório de Muquém, localizado na cidade de Floresta, no Sertão do Estado.
Francisco Igor Nunes, secretário Nacional de Segurança Hídrica substituto, destaca a importância da liberação das águas.
“Demos início à liberação das águas da Barragem de Muquém para Barra do Juá. A Barragem de Muquém, que faz parte do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. As águas liberadas serão utilizadas no uso difuso e irrigação, contribuindo para a geração de renda e emprego na bacia hidrográfica beneficiada”.
Esta é mais uma etapa concluída do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que conta com mais de 97% de avanço operacional nos eixos norte e leste.
Desde 2017, o Eixo Leste fornece água em quantidade e qualidade para mais de 1 milhão e 400 mil pessoas em 57 municípios, sendo 21 em Pernambuco e 36 na Paraíba.
Para saber mais sobre o projeto e outras ações de segurança hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Por Brasil 61