ter, 28 maio 2024
InícioDestaquesConheça arsenal de mísseis do Irã que preocupa Ocidente por capacidade de...

Conheça arsenal de mísseis do Irã que preocupa Ocidente por capacidade de atingir Israel e Europa

O Irã disparou, na noite de sábado, cerca de 330 drones, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro contra Israel, no primeiro ataque direto lançado por Teerã contra o Estado judeu.

Embora as Forças Armadas israelenses tenham afirmado que a maioria dos equipamentos foram interceptados e que os danos provocados pela ação foram mínimos, os ataques foram uma breve exibição da capacidade militar iraniana, bem como do alcance e da sofisticação de parte de seu arsenal, que evoluiu em qualidade e quantidade nos últimos 15 anos.

Estimativas de fontes de inteligência dos Estados Unidos indicam que o regime dos aiatolás conta com mais de 3 mil mísseis balísticos, de tipos e com alcances variados, incluindo alguns capazes de alcançar Israel.

Uma das armas com capacidade de atingir o Estado judeu é o míssil Kheibar Shekan, com autonomia para atingir alvos a 1.450 km, distância similar a do país islâmico até Tel Aviv. A preocupação com o míssil específico aumentou em janeiro, quando a Guarda Revolucionária o utilizou para atingir alvos inimigos na Síria.

O desenvolvimento de um arsenal de mísseis modernos se tornou uma prioridade para o Irã, como forma de projetar poder para além de suas fronteiras.

De acordo com o Centro de Políticas dos Emirados Árabes Unidos, Teerã reservou 41% de seu orçamento militar do ano passado para o programa de mísseis.

Enquanto projéteis cada vez mais tecnológicos, precisos e aerodinâmicos são desenvolvidos no país, organizações como o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês) avaliam que equipamentos das Forças Armadas , como tanques e aeronaves de combate, estão defasados.

O míssil com maior alcance entre os comprovadamente operacionais e incorporados às forças iranianas é o “Sejjil”, de acordo com o ‘Missile Defense Project’, do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais. O projétil tem capacidade de atingir um alvo a 2 mil km de distância, o suficiente para ameaçar Israel, Arábia Saudita e mesmo o sul da Europa.

Alcances (e missões) variadas
O programa de mísseis iraniano desenvolveu uma grande variedade de mísseis, capazes de operar em diferentes tipos de missão. Entre os operacionais com menor alcance estão os Fateh-110, criados para atender a ofensivas de curto alcance, com alvos a 200 km ou 300 km de distância.

De acordo com a agência estatal de notícias Nour News, o armamento foi utilizado em um ataque contra um alvo designado como centro de espionagem de Israel no Iraque.

Ainda de acordo com a imprensa iraniana, contra os alvos no Iraque também foram disparados mísseis Fateh-313, uma variação do projétil de combustível sólido, com capacidade ampliada para acertar alvos a até 500 Km.

No caso do Kheibar Shekan, que acertou alvos do Estado Islâmico em Idlib, na Síria, a 1,3 mil Km, trata-se de um míssil de propulsão sólida guiado à distância. Revelado em 2022, o armamento é apontado como um projeto preferencial da Guarda Revolucionária do Irã. Embora não seja o item com maior alcance no arsenal em operação — posição reservada ao Sejjil, que alcança 2 mil Km e está em operação desde 2012 — sua principal valência seria a tecnologia embarcada à arma.

Por FolhaPE

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
20.9 ° C
20.9 °
20.9 °
95 %
4.1kmh
33 %
ter
30 °
qua
34 °
qui
29 °
sex
26 °
sáb
27 °

Mais Lidas