qua, 17 abril 2024
InícioGeralCom fotos íntimas, homem é preso em flagrante no Agreste por extorquir...

Com fotos íntimas, homem é preso em flagrante no Agreste por extorquir duas irmãs na internet

Um homem de 37 anos foi preso no município de Cumaru, no Agreste de Pernambuco após extorquir duas irmãs, através da internet, ameaçando divulgar vídeos e fotos íntimas, caso não pagassem o valor exigido. As mulheres tinham um relacionamento virtual com o criminoso, que criou dois perfis falsos distintos para enganar as duas.

Entre extorsões e pedidos de dinheiro, as vítimas perderam mais de R$ 110 mil para o acusado. O criminoso é casado e trabalha como office boy e motorista. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), ele gastava o dinheiro com jogos e bebidas e foi preso em flagrante em casa nessa quinta-feira (3).

As vítimas e o acusado nunca se viram pessoalmente ou por chamada de vídeo. As relações eram através de redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp, a partir de mensagens de texto, voz e troca de fotos íntimas.

Elas descobriram que se tratava da mesma pessoa após uma das mulheres escutar a voz dele no celular da irmã. Com a confusão, ele resolveu fazer uma chamada de vídeo com as duas, o que confirmou a identidade do criminoso e que não era o mesmo que aparecia em nenhum dos dois perfis. 

Na manhã da quinta, as vítimas procuraram a Delegacia de Crimes Cibernéticos para registrar o boletim de ocorrência. As irmãs estavam em desespero e muito abaladas psicologicamente. As vítimas afirmaram que as extorsões começaram há três meses, mas desde fevereiro havia conversas em que ele exigia dinheiro para não divulgar as fotos.

Enquanto as irmãs estavam na delegacia, o homem enviou novas mensagens exigindo mais dinheiro. “Durante o registro de ocorrência, o policial me chamou, então eu entrevistei elas e iniciei a investigação. Com isso, identificamos de quem se tratava e solicitei o apoio da delegacia do local onde ele residia para tentar localizá-lo”, afirmou o delegado responsável pelo caso, Eronides Meneses.

Os nomes e as fotos utilizadas pelo acusado não têm qualquer relação com ele. Com uma das vítimas, o suspeito mantinha um relacionamento desde 2018. Antes de as extorsões começarem, ele pedia dinheiro alegando que a “mãe” estava muito doente. Ele também criou um perfil falso da “mãe” e de uma “prima”. Ele desenvolveu a história por muitos meses até adquirir a confiança das vítimas.

“Ele utilizava a própria conta bancária para receber esses valores e uma das vítimas infelizmente contraiu empréstimos para emprestar a ele e também para pagar tanto valor que ele exigia, superando R$ 100 mil”, destacou o delegado.

“Desde 2018, segundo informações delas próprias e do próprio acusado que foi autuado em flagrante, ele criou um perfil falso, começou a se relacionar com uma e, anos depois, criou outro perfil falso para também iniciar um namoro virtual. Ele era muito convincente; esse tipo de pessoa realmente é convincente, ele consegue enganar”, acrescentou Eronides.

Com uma relação de confiança que já durava muitos meses através das redes sociais, as mulheres enviavam fotos íntimas para o acusado, que também enviava imagens.

De acordo com o delegado, com base no perfil, é possível que o suspeito tenha feito outras vítimas. “É possível ter outras vítimas, porque ele parecia ser bem profissional na criação dos perfis, se passando por familiares para convencer realmente a vítima, na quantidade de fotos que ele adquiria daquele personagem que criava. É possível, sim, que tenham outras vítimas aqui no estado ou até no Brasil”, disse.

Como proceder

O delegado destaca que, ao ser extorquida, é necessário que a vítima se dirija à delegacia mais próxima para fazer o boletim de ocorrência.

“Sempre que for abordado por alguém novo em rede social, confira as fotos, tem uma forma fácil de você checar, basta carregar aquela foto no google ou mesmo no Facebook, que já vai tentar identificar se aquela foto pertence a algum perfil. Foi extorquido, percebeu que caiu num golpe, procurar imediatamente a polícia, jamais ceder a qualquer tipo de extorsão; procure imediatamente que a polícia vai agir rapidamente”, acrescentou Eronides.  

Via: Conteúdo Folha PE

Blog Petrolândia Notícias
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
23.3 ° C
23.3 °
23.3 °
90 %
4.2kmh
100 %
qua
32 °
qui
31 °
sex
31 °
sáb
30 °
dom
31 °

Mais Lidas