qui, 18 julho 2024
InícioDestaquesCineasta pernambucana cria vaquinha virtual para finalizar curta metragem

Cineasta pernambucana cria vaquinha virtual para finalizar curta metragem

Multiartista Renna Costa explica que “Território em Trânsito” é um curta-metragem de ficção que vem sendo desenvolvido desde 2018; vakinha ajudará na finalização e distribuição do filme.

Produzir arte original no sertão de Pernambuco não é tarefa fácil: para além dos desafios ligados ao conservadorismo e os poucos investimentos dos últimos anos, somente em 2023 houve algum alívio para os fazedores de cultura locais, que ainda não colocaram as “contas no eixo” mas estão com alguma esperança.

Pelo menos é essa a reflexão da produtora cultural Renna Costa: nascida em Desterro (SC) mas residente em Buíque (PE), a multiartista vem produzindo material audiovisual e performances livres desde 2018, acumulando prêmios e aclamações mas ainda na luta por melhores cachês e mais apoio.

“Toda a minha produção é extremamente bem feita. As pessoas pensam que tenho uma equipe enorme por trás, mas às vezes sou apenas eu mesma”, relembra.

O Sertão de Pernambuco vem sendo o principal palco de Renna: na jornada de criação e produção, para além de participações em audiovisuais, performances e shows, ela ainda acumula a pós produção de seu curta metragem “Território em Trânsito”, projeto iniciado em 2018 com o auxílio do Funcultura mas que, infelizmente, precisa de ajuda financeira para sua finalização.

“A perspectiva de contar com a ajuda de editais públicos é sempre incrível, mas nem sempre as coisas saem como planejado, como no caso do curta. Por isso criamos uma vaquinha virtual, porque os apoios são poucos e é preciso finalizar o curta com qualidade e acessibilidade”, descreve a artista, que é diretora e roteirista do projeto.

Link da vaquinha: https://www.vakinha.com.br/4001872

“Todos podem ajudar com o que for possível. O que a gente gostaria mesmo era de criar uma corrente de solidariedade com quem é simpatizante da resistência que é fazer arte no Sertão ou quem é da comunidade LGBTQIAP+ e gostaria de participar do projeto de alguma maneira”, reflete Renna. Como contrapartida, os participantes da vaquinha terão acesso ao filme em primeira mão. “Foi a melhor forma que achei de agradecer”, descreve.

MÚLTIPLA E DISPONÍVEL

A arte de Renna Costa é múltipla e parte dela está acessível para apreciação na web. “Acho que é importante a democratização de nossas performances, até para que se tornem referência e inspirem outros artistes”, reflete a multiartista.

“BALDÍA”, de 2018, foi eleito Melhor Filme e Melhor Atriz da Mostra Agreste pela atuação e direção no curta-metragem

“Lamento de Força Travesti”, circulou por mais de 40 mostras e festivais pelo Brasil e na Europa, acumulando 8 prêmios como incluindo Melhor Videoclipe Nacional no FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (GO), Melhor Roteiro no 8o Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e Gênero (PE) e Melhor Direção de Arte no 13o Festival de Cinema de Triunfo (PE).

O canal completo da artista: https://www.youtube.com/@RENNACOSTA/videos

CONTATO PARA ENTREVISTAS
Renna Costa
+55 87 8113-5066

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
94 %
4.6kmh
66 %
qui
29 °
sex
29 °
sáb
26 °
dom
30 °
seg
24 °

Mais Lidas