dom, 16 junho 2024
InícioDestaquesBoa gestão municipal é fundamental para melhorar educação brasileira

Boa gestão municipal é fundamental para melhorar educação brasileira

Da sala de aula para os corredores, o pátio da escola e, então, o mundo. O caminho do ensino de qualidade só pode ser feito de dentro para fora, com um cuidado especial em atender as necessidades de cada estudante. Esse é um dos princípios que devem estar no radar de gestores municipais para garantir mais qualidade de ensino às crianças e adolescentes brasileiros, dizem especialistas.

Uma boa gestão municipal é indispensável para a melhoria gradual da Educação Básica brasileira. Isso porque os municípios são os responsáveis por organizar e conduzir os primeiros anos do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, a partir da Educação Infantil. Desenvolver e implementar políticas públicas locais com foco na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e no Plano Nacional de Educação (PNE) é a principal tarefa dos prefeitos de todo o país, no que diz respeito ao ensino.

Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Isso inclui a manutenção das escolas, contratação de gestores e professores, alocação de recursos financeiros e acompanhamento do trabalho desenvolvido dentro de cada uma das unidades escolares. “É preciso que o gestor municipal tenha um olhar atento ao que acontece nas escolas. Esse olhar contribui para a construção de uma escola mais adequada e inclusiva, o que é a chave para uma sociedade mais humana”, afirma a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato.

Também é nos municípios que reside a maior capacidade de ação em relação à promoção da equidade educacional. Com a ajuda dos secretários de Educação, é possível compreender quais são as disparidades socioeconômicas existentes no acesso à educação, o que ajuda a promover as mesmas oportunidades para todos os estudantes, independentemente de onde vivem.

A educação foi um dos temas em debate na 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Nesse sentido, é importante discutir não apenas os muitos detalhes financeiros envolvidos em um bom gerenciamento escolar, mas também projetos inovadores que ajudem os estudantes a ter uma formação mais completa e humanizada. “Falar sobre nossas dores com outros prefeitos é fundamental para entender como podemos resolver de forma criativa alguns dos desafios que cotidianamente se apresentam nas escolas”, destaca a prefeita de Urupema, em Santa Catarina, Cristiane Pagani.

Por fim, é papel da gestão municipal promover a participação dos pais e familiares na comunidade escolar, de modo que todos entendam sua própria responsabilidade na educação das crianças. Com as famílias mais próximas da escola, os pais tendem a colaborar significativamente para o desempenho dos alunos. “Uma boa gestão municipal fortalece os vínculos entre famílias, comunidade e escola, o que gera uma importante rede de apoio, beneficiando a todos os envolvidos”, completa Damila.

Via PE Notícias

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
18.7 ° C
18.7 °
18.7 °
94 %
3.9kmh
34 %
dom
30 °
seg
30 °
ter
30 °
qua
30 °
qui
25 °

Mais Lidas