qua, 17 julho 2024
InícioAgriculturaBeneficiários de Inajá (PE) recebem títulos provisórios

Beneficiários de Inajá (PE) recebem títulos provisórios

Em 13 de setembro (quarta-feira), representantes do Incra em Pernambuco estiveram no município de Inajá (PE) para realizar a entrega de 89 Contratos de Concessão de Uso (CCU) a agricultores familiares de quatro assentamentos.

O documento é firmado entre o instituto e as famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e transfere o lote, em caráter provisório, assegurando o acesso à terra, a créditos e a outras políticas do governo federal de apoio à agricultura familiar.

Na ocasião, foram concedidos 38 documentos no assentamento Maria Otília, 34 no Província do Uige, oito títulos provisórios no Poço Verde, e mais nove no Poço Verde I.

O evento aconteceu na área de reforma agrária Vale do Moxotó e foi uma ação conjunta com a Prefeitura de Inajá. Estiveram presentes o superintendente regional do Incra/PE, Givaldo Cavalcante, e representantes das secretarias municipais, da Câmara de Vereadores e da prefeitura.

A agricultora e presidente do assentamento Maria Otília, Vânia Roque, ressaltou a importância do Contrato de Concessão de Uso para o beneficiário. “Para nós assentados, é muito importante receber o título porque nos dá mais segurança jurídica. É muito gratificante ver o Incra vir até a gente para entregar, a cada um de nós, o nosso documento”, comemora.

O município

Inajá está localizado no Sertão do Moxotó, a 383 quilômetros da capital, Recife. No município, há cinco assentamentos do Incra com 331 famílias assentadas. Por ter predominância de descendência indígena – povos Pancararu e Cariri –, o artesanato tem um protagonismo forte na economia.

Os trabalhadores rurais assentados comercializam sua produção no mercado local e trabalham com pecuária extensiva de pequenos e médios animais, além da agricultura irrigada de melão, banana, goiaba, melancia, maracujá e acerola, e de subsistência: feijão, milho, mandioca, batata-doce e fava. Também fazem artesanato em couro, tecido e caruá (planta da caatinga).

Por Assessoria do INCRA/PE

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
20.6 ° C
20.6 °
20.6 °
84 %
4.7kmh
99 %
qua
28 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
25 °
dom
27 °

Mais Lidas