qua, 29 maio 2024
InícioGeralAvião de reconhecimento russo invade espaço aéreo da Suécia

Avião de reconhecimento russo invade espaço aéreo da Suécia

 

Avião de reconhecimento russo invade espaço aéreo da Suécia

Um avião de reconhecimento russo violou o espaço aéreo da Suécia neste sábado (30/4). A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa sueco e divulgada por agências internacionais de notícias.
A entrada do aeronave na região ocorre em meio às ameaças feitas pelo presidente russo, Vladmir Putin, à Suécia e à Finlândia pelo possível ingresso das nações na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Um comunicado das Forças Armadas Suecas informou que a aeronave era modelo Antonov An-30, e foi localizada pela primeira vez quando estava a leste de Bornhol, na Dinamarca, próximo ao sul da Suécia.

“É claro que vamos agir diplomaticamente contra isso. Esta ação não é profissional e, dada a situação geral de segurança, extremamente inadequada. A soberania sueca deve ser sempre respeitada”, disse o ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist, em entrevista ao jornal sueco Aftonbladet.

Ameaças
Na última semana, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros Russos frisou que os países foram avisados “publicamente e através dos canais diplomáticos” dos riscos de ingressarem na entidade militar.

“Eles estão informados, não têm nada de ficar surpreendidos, foram informados sobre tudo, sobre ao que isto irá levar”, disse a responsável em declarações à televisão Russia-24.

Uma cúpula da Otan está prevista para 29 e 30 de junho em Madri, na Espanha. Analistas acreditam que a candidatura da Finlândia será anunciada até lá.

Por Metrópoles 
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
céu limpo
28.6 ° C
28.6 °
28.6 °
50 %
7kmh
8 %
qua
29 °
qui
33 °
sex
30 °
sáb
31 °
dom
29 °

Mais Lidas