sáb, 25 maio 2024
InícioCovid-19AstraZeneca encerra produção da vacina contra Covid-19

AstraZeneca encerra produção da vacina contra Covid-19

A farmacêutica AstraZeneca anunciou, nesta quarta-feira (8/5), que cessará a produção de sua vacina contra a Covid-19, conhecida como Vaxzevria. A decisão ocorre em um contexto onde há um excedente de vacinas no mercado e uma diminuição na demanda pelo imunizante.

Fabricada no Brasil em colaboração com a Fiocruz, a Vaxzevria foi um dos pilares no combate à pandemia global. De acordo com dados da própria AstraZeneca, a vacina foi responsável por salvar mais de 6,5 milhões de vidas em seu primeiro ano de uso, com mais de três bilhões de doses distribuídas globalmente.

A empresa não mencionou diretamente as controvérsias relacionadas aos raros eventos trombóticos associados à vacina, que ocorreram em menos de 1 em cada 100 mil vacinados. Estes eventos foram recentemente destacados na imprensa internacional, fomentando debates e sendo utilizados por movimentos negacionistas para questionar a campanha de vacinação como um todo. Esta situação levou o Ministério da Saúde a reiterar a segurança da Vaxzevria através de pronunciamentos públicos.

Em seu comunicado, a AstraZeneca expressou orgulho pelo papel significativo da Vaxzevria na mitigação da pandemia e informou que trabalhará junto a órgãos reguladores e parceiros para finalizar os processos relacionados à vacina. A empresa reforça o sucesso da vacina como um “componente crítico para acabar com a pandemia global”, enquanto se prepara para encerrar a produção deste imunizante, dada a evolução no desenvolvimento de novas vacinas contra variantes do vírus.

Por Portal Chico Sabe Tudo

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
58 %
5.9kmh
100 %
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
31 °
qua
33 °

Mais Lidas