ter, 27 fevereiro 2024
InícioDestaquesApós passar por todas as regiões do estado, Duque apresenta os resultados...

Após passar por todas as regiões do estado, Duque apresenta os resultados do Diálogo por um Pernambuco Mais Forte em Serra Talhada

O deputado também entregou carta compromisso destinando sua primeira emenda à APAE do município

Após visitar oito cidades ouvindo representantes de todas as regiões do estado, o deputado estadual Luciano Duque apresentou, na tarde deste sábado (30), no Sesc de Serra Talhada, os resultados da sua escuta popular Diálogo por um Pernambuco Mais Forte. Ao todo, 405 pessoas de 30 municípios opinaram presencialmente e virtualmente sobre os temas prioritários para a sua comunidade. Todas as sugestões foram documentadas em um diagnóstico que será entregue ao Governo do Estado como sugestão para compor o Plano Plurianual (2024-2027).

O projeto começou em Tuparetama, passou por Parnamirim, São José do Belmonte, Belém de São Francisco, Sertânia, Santa Maria da Boa Vista, Garanhuns e Itambé, culminando em Serra Talhada, terra natal do deputado. Representantes de mais de 50 segmentos, dentre associações, movimentos sociais e culturais, sociedade civil, entidades e municípios foram ouvidos. “Eu me sinto muito contemplado com essa escuta pelo estado de Pernambuco, nas várias regiões, tanto com o PPA do governo, quanto o da Assembleia e, claro, o nosso Diálogo. Foi uma troca rica, mas, acima de tudo, fundamental para entender onde o estado não está conseguindo chegar e o que ele precisa fazer para resolver o problema das pessoas”, disse Duque.

Dos 14 temas apontados nas plenárias, agricultura/pecuária, infraestrutura e saúde foram os mais lembrados, respectivamente. “O acesso à água na zona rural foi o assunto mais recorrente. Os homens e mulheres do campo necessitam desse bem, não apenas para a produção, mas também para o seu consumo, sendo necessário a implantação de sistemas simplificados de abastecimento. Ainda na agricultura, outra demanda clara em todas as escutas foi a retomada das ações de assistência técnica e pesquisa do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A agricultura familiar necessita urgentemente de assistência técnica”, explicou o deputado.

A falta de infraestrutura das nossas estradas também foi tema unânime nas plenárias. O público relatou o clima de insegurança ao trafegar pelas rodovias do estado. “Nós que andamos todas as regiões visitando bases e, agora, com o Diálogo, vimos na prática o porquê de tantas propostas voltadas para a infraestrutura. As nossas PE’s, em sua grande maioria, encontram-se em estado precário. Poderia citar dezenas delas aqui, mas vou me ater a dois exemplos, a PE 075, em Itambé, e a PE 430, que liga o município de São José do Belmonte ao estado de Ceará. Além de colocar em risco a vida de quem trafega, a má conservação atrapalha a economia e o turismo dos municípios”.

Quando o tema é saúde, a interiorização do sistema é prioridade. “É o que já tínhamos ouvido lá atrás também quando percorremos o estado ainda na pré-campanha para construir nossa plataforma de trabalho”, lembrou Duque. “A falta de ofertas de serviços nas macrorregionais, a questão do atendimento materno-infantil que também é um grande problema e a oncologia foram muito citados. Mas o bom é que, enquanto realizávamos as escutas, o governo já sinalizava com o fortalecimento das três macros do interior: Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. Com a oferta de serviços nestes locais, com certeza  a saúde vai avançar muito”, completou.

Participaram do evento, os vereadores de Serra Talhada Vandinho da Saúde, Ronaldo de Dja, André Terto e Agenor de Melo; o ex-prefeito de Triunfo Eduardo Melo; a ex-prefeita de Flores Soraia Murioka; a liderança de Custódia, Marcílio Ferraz; o vereador de Betânia Ragnar Rocha; o ex-deputado Augusto César; a ex-prefeita de Calumbi Sandra Magalhães; o também ex-prefeito de Calumbi, Cícero Simões; o presidente da APAE Serra Talhada, Francisco Mourato, e o diretor da instituição, Silberto Fortunato.

Emenda

Acompanhado por seu pai, o empresário João Duque, e sua esposa, Karina Rodrigues, o deputado entregou uma carta compromisso ao presidente da APAE Serra Talhada, Francisco Mourato, e ao diretor da instituição, Silberto Fortunato, destinando sua primeira emenda no valor de R$ 300 mil à entidade. “Essa é a maior emenda destinada por um deputado estadual a APAE, e vai ajudar muitas famílias que são atendidas”, disse Mourato.

O Diálogo

O Diálogo por um Pernambuco Mais Forte percorreu nove cidades (Tuparetama, Parnamirim, São José do Belmonte, Belém de São Francisco, Sertânia, Santa Maria da Boa Vista, Garanhuns e Itambé, culminando em Serra Talhada), escutando 405 pessoas de 30 municípios, (além dos já citados, Ingazeira, Tabira, Brejinho, Iguaracy, Santa Terezinha, Itapetim, São José do Egito Ouricuri, Cedro, Mirandiba, Itacuruba, Lagoa Grande, Orocó, Orobó, Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi, Flores, Petrolina, Triunfo, Pedra e Águas Belas), contemplando os sertões do Pajeú, Central, São Francisco, Itaparica e Moxotó; Agreste e Zona da Mata.

Ao todo, foram feitas 376 sugestões, mas, como muitas se repetem, foram compiladas no documento 138 propostas. Os temas abordados foram saúde, agricultura/pecuária, infraestrutura, educação, acesso e abastecimento de água, geração de emprego e renda, desenvolvimento cultural, segurança, desenvolvimento social, esportes, turismo, mulher, transporte e meio ambiente.

Por Assessoria/Foto: Dany Naara

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
24.1 ° C
24.1 °
24.1 °
75 %
5.1kmh
50 %
ter
34 °
qua
34 °
qui
33 °
sex
33 °
sáb
29 °

Mais Lidas