Já se fazem três anos que um trio de mergulhadores encontrou o prédio da antiga Usina Hidrelétrica de Itaparica, que está submersa há 34 anos no rio São Francisco, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. A usina, assim como toda a “Velha Petrolândia”, foi inundada em 1988 para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.
Os responsáveis por encontrar o prédio da antiga usina foram Samyr Oliveira e Fagner Barros, os mesmos mergulhadores que localizaram as ruínas da Igreja Matriz de São Francisco de Assis, que também está submersa. Na ocasião eles contaram com a companhia do mergulhador Éder Campos.
“Ficamos muito felizes, comemoramos embaixo da água. A sensação é de dever cumprido. Com essa descoberta, temos mais um ponto de mergulho para os turistas conhecerem [a velha] Petrolândia”, disse Samyr na época.
Para os filhos da antiga Petrolândia se deliciarem com imagens que remetem ao passado, à reportagem do Blog PN Petrolândia Notícias recebeu com exclusividade o vídeo inédito da descoberta; assista: