Apac alerta sobre riscos de baixa umidade em cidades do Sertão
1 de dezembro de 2015 Postado em: Destaques Nenhum comentário
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) enviou uma nota de alerta na manhã desta segunda-feira (30) anunciando baixa umidade em, pelo menos, oito cidades do Sertão pernambucano, entre elas, Serra Talhada, Ibimirim e Floresta. Com o ar seco, alguns cuidados devem ser tomados para evitar riscos à saúde.
Segundo os registros da Apac, os menores valores da umidade foram em Serra Talhada e Ibimirim, com 11% cada, depois vem: Floresta, com 12%, Arcoverde, com 15%, Ouricuri, com 12%, Cabrobó, com 15%, Petrolina, com 18% e Araripina, com 16%. A Agência ressalta que a região deve permanecer com valores de umidade abaixo dos 20%. Além disso, as temperaturas devem chegar aos 40º C.
Nestes casos, a população poderá apresentar problemas de saúde como: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos, além do aumento do potencial de incêndios.
As regiões que apresentam umidade abaixo de 12% estão, dentro do fator climático, como estado de emergência, entre 12% e 20% em estado de alerta e entre 20% e 30% em estado de atenção. No aviso de alerta também são destacados cuidados que deve-se ter para evitar os problemas de saúde, recorrentes pela baixa umidade.
(APAC)
(APAC)








Deixe um comentário