qua, 17 julho 2024
InícioDestaquesAos 101 anos, morre Celeste Arantes, mãe de Pelé

Aos 101 anos, morre Celeste Arantes, mãe de Pelé

Celeste Arantes, mãe de Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, faleceu aos 101 anos nesta sexta-feira (21) em Santos, litoral de São Paulo. Natural de Três Corações, Minas Gerais, Dona Celeste teve três filhos: Pelé, Jair (Zoca) e Maria Lúcia, que era a responsável por seus cuidados nos últimos anos. Segundo informações do g1, ela estava hospitalizada há oito dias, mas a causa da morte não foi divulgada.

Dona Celeste foi casada com João Ramos do Nascimento, o Dondinho, até sua morte em 1996. Dondinho, apesar de ter iniciado uma carreira no futebol, sofreu muitas contusões, o que encurtou sua trajetória nos campos. Por esse motivo, Dona Celeste relutava em aceitar que Pelé seguisse a carreira de jogador, temendo um futuro incerto para o filho, mesmo reconhecendo seu talento nas brincadeiras de rua. Foi preciso a intervenção de Dondinho e do famoso atacante Waldemar de Brito para convencê-la a permitir que Pelé se juntasse ao Santos em 1956.

Antes de falecer, Pelé prestou uma comovente homenagem à mãe quando ela completou 100 anos, no dia 20 de novembro de 2022, coincidindo com a abertura da Copa do Mundo no Catar. “Desde criança, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser seu filho. Compartilho essas fotos com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe”, escreveu Pelé nas redes sociais.

Dona Celeste sempre desejou que Pelé, a quem chamava carinhosamente de Dico, fosse um bom filho e uma pessoa de fé, um conselho que ele levou ao longo de seus 82 anos. Em entrevista à Tribuna em 2012, Dona Celeste revelou que, embora sofresse com a saudade, sabia que precisava apoiar o filho em sua jornada para alcançar seus sonhos. “Ele falava que não era fácil ficar longe, sofria de saudade da família. Mas que deveria continuar para conseguir chegar ao seu objetivo de vencer. Não queria voltar. Meu coração ficava apertado, mas eu tinha que apoiá-lo”, disse ela.

Por Portal Chico Sabe Tudo

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
20.6 ° C
20.6 °
20.6 °
84 %
4.7kmh
99 %
qua
28 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
25 °
dom
27 °

Mais Lidas