ter, 15 outubro 2024
InícioDestaquesAlerta: Mergulhador Samyr Oliveira mostra estrutura se soltando da Igreja Submersa de...

Alerta: Mergulhador Samyr Oliveira mostra estrutura se soltando da Igreja Submersa de Petrolândia-PE, edificação pode correr risco de desmoronar; veja vídeo

Recentemente, o mergulhador de resgate Samyr Oliveira alertou a nossa reportagem sobre a estrutura da Igreja Submersa Sagrado Coração de Jesus, localizada no Lago de Itaparica, Rio São Francisco em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Durante uma de suas expedições, o mergulhador registrou em vídeo parte da estrutura de concreto se desprendendo em uma das colunas da igreja submersa.

De acordo com Samyr, é importante que haja um trabalho de conscientização e prevenção em relação à igreja, já que diversas embarcações estão se ancorando na estrutura, o que pode causar danos irreparáveis como o desabamento da própria igreja e colocar em risco a segurança dos mergulhadores e turistas que frequentam o local.

A Igreja Submersa Sagrado Coração de Jesus é considerada um importante ponto turístico e histórico na região do Lago de Itaparica. Sua construção ocorreu na década de 1950 e, posteriormente, foi submersa no ano de 1987 pela formação do lago após a construção da barragem de Itaparica. Desde então, a igreja tornou-se um destino popular para mergulhadores, que exploram sua estrutura submersa, e é o maior cartão postal de Petrolândia.

Diante do alerta do mergulhador Samyr Oliveira, é necessário que as autoridades locais e estadual tomem medidas para proteger a igreja e garantir a segurança dos turistas e mergulhadores que visitam a região. A conscientização e prevenção são fundamentais para preservar este importante patrimônio histórico e cultural e garantir a segurança dos visitantes.

— Foto: Acervo/Empetur

Mesmo à igreja sendo tombada pela Fundarpe em janeiro de 2021, até o momento não houve nenhuma ação de prevenção por parte da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. O pedido de tombamento foi realizado pelo Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH).

Veja o vídeo:

Por Redação | Informações são de Samyr Oliveira – Mergulhador de Resgate de Petrolândia

Relacionados

4 COMENTÁRIOS

  1. O pessoal é muito engraçado. Incentiva a festas e algazarras junto dos monumentos e depois se fragiliza quando a coisas está prestes a cair. É demais ou não é, amigos?

  2. Sabemos que a degradação natural ocorre e é fato. Mas isso tbm é consequência notória e registrada de muitos eventos que amplifica a degradação deste monumento …

    É uma pena q isto esteja acontecendo… Quem nunca viu esta igreja, que se apresse pra ver… Pois muito em breve estará tudo debaixo dágua

  3. Eu, em nome da Adventure Diver, que nada mais é que um grupo de amigos interessados em mergulho contemplativo, desde 2020 alerto para o uso indevido da referida Igreja, através de Carta de Repúdio enviado à Prefeitura, ao Ministério Público (inclusive com recebimento acusado por servidor), diversos e-mails a cidadãos de Petrolândia, ainda em contato com o IGH na pessoa de Dra. Paula Rubens, e nada foi feito de concreto para a proteção da Igreja. Muito pelo contrário, vimos show de DJ amarrado à estrutura da igreja, evento de Jet Ski no entorno, base amarrada à estrutura para acondicionar banda tocando, iluminação pesada presa à igreja, tudo muito bem documentado e enviado à quem de direito e nada…. Se a própria população não cuida do que é seu, imaginem o curto alcance de quem está longe…

  4. Esta é uma tragédia anunciada. Sem nenuma providência igreja vair cair. Depois não adiantará chorar os mortos, eles não voltarão.

    A igreja está em processo de tombamento e por isso, tem assegurado o mesmo regime de preservação dos bens tombados de acordo com a legislação estadual, Lei
    nº 7.970/1979 e Decreto nº 6.239/1980. Mas, não compete apenas à FUNDARPE preservar. No Ofício Nº 453/2021-GP, de 26.11.2021, dirigido ao IGHP a Fundarpe afirma;

    ” A partir da abertura do processo de tombamento, foi assegurado ao bem o mesmo regime de preservação dos bens tombados, até o seu final. Dessa forma, a mencionada estrutura não pode ser destruída ou descaracterizada, os projetos de conservação, reparação e restauração devem ser submetidos à análise da Fundação, por ser o órgão técnico do Sistema de Tombamento Estadual. Neste ensejo, as ruínas deverão ser protegidas, e por conseguinte, o local facultado às atividades turísticas, com reservas, estando a ocorrência de danos indevidos sujeita à penalidades.

    A Fundação, após ciência do fato, notificou a Municipalidade e a CHESF sobre a denúncia recebida, e solicitou a definição de normas para uso do lago da Hidroelétrica visando medidas assertivas para a preservação das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.”

    O que diz a Municipalidade sobre isso?! Que providências tem tomado?! Afinal, o maior interessado deveria ser o município…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
33.9 ° C
33.9 °
33.9 °
29 %
8.1kmh
100 %
ter
33 °
qua
34 °
qui
34 °
sex
31 °
sáb
35 °

Mais Lidas