Além de ser sinônimo de refrescância em dias quentes, a água de coco geladinha é também uma fonte de diversos benefícios para a saúde. Encontrada no interior do coco ainda verde, ela se transforma na polpa do coco.
Embora seja mais conhecida por proporcionar uma intensa hidratação do corpo, a água de coco também tem vitaminas e minerais que ajudam a melhorar o funcionamento do corpo.
Segundo a nutricionista Thaís Lobo, professora da Faculdade Anhanguera de Palmas, no Tocantins, a quantidade diária recomendada de ingestão da bebida é de 200 a 250 ml.
“Os impactos de incluir a bebida no cardápio diário são muito positivos, pois além de ser excelente para a hidratação corporal, ela também possui muitos nutrientes e eletrólitos capazes de revigorar o organismo”, afirma.
Embora seja 95% composta por água, a água de coco também possui nutrientes próprios. A bebida é rica em eletrólitos como o sódio e potássio, minerais que regulam o funcionamento dos músculos e mantêm o equilíbrio de sua hidratação.
Em um copo da bebida, por exemplo, estão em média 25% de todo o potássio que deve ser ingerido ao longo do dia por um adulto, mais do que a banana. A água de coco também possui carboidratos, magnésio, fósforo e cálcio, mas em quantidades menos significativas.
A recomendação é sempre dar preferência ao produto in natura em relação à versão industrializada, já que estas costumam ter mais sódio, conservantes e aromatizantes que alteram suas propriedades.
“Não há contraindicação para o consumo de água de coco. No entanto, pacientes renais devem estar atentos, já que a bebida é muito rica em potássio e pode sobrecarregar os rins por ser muito diurética”, recomenda a nutricionista.
Por Metrópoles – Pauta Sugerida por ARCIV – Associação dos Ribeirinhos do Cinturão Verde e APROCOCO- Associação dos Produtores de Coco do Brasil
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado