qui, 20 junho 2024
InícioBelém do São Francisco-PEAgricultor de Belém do São Francisco é atacado por onça-parda; segundo caso...

Agricultor de Belém do São Francisco é atacado por onça-parda; segundo caso em menos de uma semana no Sertão

Nesta quinta-feira (18) a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) confirmou mais um caso envolvendo onça-parda registrado no Sertão de Pernambuco. O incidente foi registrado em Belém do São Francisco, quando um agricultor foi atacado por uma onça-parda, ressaltando que no sábado (13) uma agricultura também foi atacada uma onça, caso registrado em Carnaubeira da Penha, distante 90km de Belém do São Francisco.

Os agricultores da região estão bastaste preocupados com a situação no Sertão, pois segundo alguns que entraram em contato com o Blog do Didi Galvão, ou que foram procurados por nossa redação, o medo é de que as onças estejam indo cada vez mais próximas das residências rurais em busca de alimento, e acabam atacando humanos por instinto.

Durante o ano de 2023 casos com onças-pardas foram registrados, em Cabrobó, Salgueiro, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha e Mirandiba, onde agricultores enviavam vídeos de animais mortos atacados por onças, e à época manifestavam preocupação com ataques a humanos, como por exemplo, criadores de gado da região de Bendó e Bomfim no município de Cabrobó.

A situação tem acendido o alerta, e tanto a CPRH como o IBAMA, devem tomar medidas para proteger tanto os animais de caçadores, como também os agricultores de novos ataques.

De acordo com Joice Brito, analista em Gestão Ambiental da CPRH, os incidentes não devem ter ocorrido com um mesmo animal. Ainda de acordo com a CPRH, a prática de caçadas de bichos que servem para alimentação de onças pardas pode ter relação com esses incidentes. “Para diminuir a ocorrência desses incidentes, as pessoas não devem praticar caça de animais silvestres nesses municípios“, afirmou

NOTA DA CPRH: A agência reforça que o animal estava em vida livre em seu habitat natural e que, normalmente, a onça parda, bodeira ou suçuarana (Puma concolor) evitam a interação com humanos.

A CPRH orienta aos produtores rurais da região que, para evitar incidentes, que deixem os animais de criação e domésticos em local resguardado e próximo a área de boa iluminação no período noturno.

A mesma orientação serve para as áreas com circulação de pessoas, manter uma boa iluminação e evitar aproximação com esses felinos.

Via Didi Galvão

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
90 %
2.2kmh
100 %
qui
29 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
30 °
seg
29 °

Mais Lidas