seg, 26 fevereiro 2024
InícioAgriculturaAdagro lança campanha para aumentar índice de vacinação contra brucelose em Pernambuco

Adagro lança campanha para aumentar índice de vacinação contra brucelose em Pernambuco

Em mais uma ação para garantir a sanidade animal e manter o percentual de vacinação estabelecido pela legislação sanitária federal e estadual, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) lançou, nesta terça-feira (19), uma campanha para ampliar o número de médicos veterinários aptos a vacinarem bezerras bovinas e bubalinas contra a brucelose. O passo a passo para o cadastramento on-line está disponível nas redes sociais e no site da Adagro e tem como objetivo ampliar o índice vacinal do rebanho do estado.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) classifica o Estado de Pernambuco como B em relação ao grau de risco para brucelose, o que significa um índice de 4,5% na prevalência de focos da doença.

“Por isso se faz necessário reforçar a campanha junto aos veterinários e assim garantir o número de profissionais suficientes para ampliar o índice vacinal, com meta de atingir 80% de imunização no Estado”, enfatizou Samy Bianchini, gerente estadual de Defesa Animal da Adagro e coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal.

Como estratégia de atuação para o combate à brucelose, foram intensificadas pela gerência de defesa animal ações de educação em saúde animal, com o objetivo de conscientizar os produtores sobre a importância da vacinação, e reforçada a fiscalização nas propriedades para averiguar as bezerras em idade de receber o imunizante. Além disso, está previsto um treinamento para os fiscais estaduais agropecuários sobre a vacinação contra a brucelose.

A vacinação é obrigatória para bezerras de 3 a 8 meses de idade e consiste na ferramenta mais importante na prevenção da brucelose, que é uma zoonose, ou seja, doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano. Além disso, um animal contaminado pode comprometer a sanidade de todo o rebanho da propriedade.

A Gerente Estadual de Defesa Animal esclareceu que “a vacinação só pode ser realizada por veterinários cadastrados na Adagro ou por seus auxiliares e deve ser aplicada nas bezerras na faixa etária de três a oito meses de idade, em dose única. O imunizante deve ser adquirido pelos veterinários em lojas de produtos agropecuários ou farmácias veterinárias registradas na Agência”.

Cabe aos proprietários rurais manter a vacinação do seu rebanho e declarar a vacina no mínimo uma vez por semestre no site adagro.pe.gov.br ou no escritório da Adagro mais próximo. Mas quem deixar o rebanho desprotegido pode ser multado e receber sanções como restrição no trânsito dos animais, ficando o produtor impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para movimentação dos animais.

Da Assessoria

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
27.1 ° C
27.1 °
27.1 °
56 %
8.7kmh
74 %
ter
36 °
qua
35 °
qui
33 °
sex
33 °
sáb
26 °

Mais Lidas