Novo partido de Silveira é o 2º com mais deputados cassados desde 1960

Compartilhe:

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a perder o mandato, o deputado Daniel Silveira (RJ) ocupa, hoje, uma das bancadas da Câmara que mais sofreu cassações de parlamentares desde 1960, seja por decisão da Justiça, seja por determinação da própria Mesa Diretora da Casa. Nos últimos 62 anos, o PTB teve sete deputados impedidos de exercerem o mandato por irregularidades ou condenações judiciais.

Levantamento feito pelo Metrópoles com dados fornecidos pela Câmara aponta que apenas o MDB, maior partido do país desde a ditadura (quando surgiu como PMDB), teve mais deputados expulsos do exercício: 16. Na sequência, está o Progressistas, que teve seis filiados impedidos de exercer a atividade parlamentar.

Confira:

Os números consideram o período de 1960 até 25 de abril deste ano.

Ainda conforme os dados, o estado pelo qual o deputado se elegeu – o Rio de Janeiro – é a unidade da Federação com mais políticos destituídos de cadeiras na Câmara: oito, ao longo dos 62 anos. Logo atrás, estão Acre e São Paulo, com seis e cinco expulsos, respectivamente.

O último caso na Câmara, inclusive, é de uma parlamentar do Rio de Janeiro. Flordelis (PSD) foi a primeira parlamentar mulher da Casa cassada pelo plenário, desde a criação do Conselho de Ética. Ela está presa preventivamente acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Longo caminho até a cassação

Vale ressaltar, porém, que ainda é longo o caminho até uma eventual cassação de Daniel Silveira, que pode nem mesmo ocorrer.

Do Metrópoles 

Compartilhe:

Fale conosco