*REPORTAGEM ATUALIZADA ÁS 17H58MIN.
Em 5 de abril deste ano, o blog PN Petrolândia Notícias divulgou uma reportagem exclusiva, acompanhada de um vídeo de alerta, sobre a igreja submersa Sagrado Coração de Jesus, localizada no antigo povoado de Barreiras, em Petrolândia [REVEJA A REPORTAGEM AQUI]. O mergulhador de resgate, Samyr Oliveira, destacou a deterioração de um dos pilares da estrutura, em que foi constado através de um estudo técnico da Chesf o risco na estrutura da edificação que fica na parte de trás da igreja.
A reportagem teve um impacto significativo e chamou muita atenção, tanto que a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) contratou uma empresa de Santa Catarina para proteger a igreja. Foi instalado um conjunto de cordões de boias no rio, delimitando com sinalização náutica um perímetro de 400 metros ao redor da estrutura da igreja. A partir de agora, a aproximação de embarcações no local estão proibidas.
Na sexta-feira, dia 9, os serviços foram concluídos pela empresa AQUAMAR sob a supervisão dos engenheiros Raphael Guill e Paulo Guill, que mobilizou uma força-tarefa envolvendo caminhões munck, barcos e catamarãs para realizar a aguardada contenção no principal cartão postal de Petrolândia.
Destacando que o IGH de Petrolândia em conjunto com a Prefeitura Municipal de Petrolândia e a CHESF, sob a orientação da FUNDARPE, a Igreja semi-submersa de Petrolândia recebeu boias delimitando o acesso de embarcações. À Secretaria Municipal de Cultura, na pessoa de Maria Helena, o agradecimento dos que fazem o Instituto Geográfico e Histórico – IGH de Petrolandia por abraçar a causa da salvaguarda do patrimônio histórico de nossa cidade.
Lembrando que as boias implantadas ao redor da igreja de maneira nenhuma irá prejudicar, nem tão pouco inibir a visitação dos turistas que continuarão a irem para tirarem suas fotos e postar nas suas redes sociais a partir de agora com mais segurança.
“Concluímos a sinalização Náutica de segurança aqui da Igreja Sagrado Coração de Jesus em Petrolândia, Pernambuco, serviço esse a pedido da Chesf estamos aqui fazendo isolamento através de um cordão de boia, essas boias está delimitando aí um perímetro de 400 metros em torno da igreja das estruturas e a partir desse momento, fica proibido aí o acesso a navegação no interior das boias, para passar desse cordão. Isso é uma medida de segurança uma medida imposta pelos órgãos fiscalizadores Marinha MP e a
Chesf, respeitando essas essas determinações e preocupado com a segurança águaviária
contratou nós da Aquamar de Santa Catarina para estabelecer Então esse cordão de isolamento, parceria aqui com o nosso amigo Samyr, agradeço”, frisou Raphael engenheiro da Aquamar.
Sobre
A Igreja Submersa Sagrado Coração de Jesus é considerada um ponto turístico e histórico importante na região do Lago de Itaparica. Sua construção ocorreu na década de 1950 e, posteriormente, foi submersa em 1987 devido à formação do lago após a construção da barragem de Itaparica. Desde então, a igreja se tornou um destino popular para mergulhadores explorarem sua estrutura submersa e é o maior símbolo de Petrolândia.
Igreja Tombada
Em publicação na edição do dia 12 de janeiro de 2021 do Diário Oficial do Estado, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) deferiu a proposta de tombamento das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus que se deu através do IGH – Instituto Histórico de Petrolândia. O tombamento foi deferido em razão da relevância histórica e simbólica da igreja. “A ação visa assegurar ao bem em exame até a resolução final, o mesmo regime de preservação dos bens tombados de acordo com a legislação estadual”, traz o texto de tombamento.
Veja vídeo:
Mais fotos:
Por Redação | Fotos e Vídeos: Enviados por Samyr Oliveira/Informações: Paula Rubens, Folha de Pernambuco e Portal da Gota