Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques faz balanço de gestão, rebate críticas sobre processos judiciais e projeta 2026 no Podcast do PN

Na noite da última terça-feira (23), o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, foi o convidado especial do episódio nº 35 do Podcast do PN. Em transmissão ao vivo pelo canal oficial do Petrolândia Notícias no YouTube, conduzida pelo repórter e blogueiro Alex Santos, o gestor realizou um balanço detalhado do primeiro ano de seu segundo mandato, discutiu os desafios administrativos e esclareceu questões sobre denúncias e processos judiciais.
CNH do Brasil supera 1,6 milhão de pedidos em menos de 20 dias após lançamento

Novo modelo digital amplia acesso à habilitação, reduz custos e impulsiona adesão recorde em todo o país Menos de três semanas após o lançamento, o programa CNH do Brasil já acumula mais de 1,6 milhão de processos abertos para obtenção da carteira de motorista em todo o país, segundo dados do Ministério dos Transportes. A iniciativa, apresentada como uma reformulação estrutural do modelo de habilitação, tem registrado forte adesão desde que entrou em vigor, em 9 de dezembro. São Paulo lidera o volume de solicitações, com 286.733 pedidos, seguido por Minas Gerais, com 171.811, e pelo Rio de Janeiro, que soma 152.315 processos. A plataforma digital do programa também já ultrapassou a marca de 30 milhões de usuários cadastrados, enquanto o curso de formação para instrutores autônomos de trânsito supera 100 mil inscritos. Os números reforçam o alcance do novo modelo, criado para enfrentar um gargalo histórico no acesso à habilitação. Hoje, apenas 46% da população brasileira possui CNH, enquanto cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem o documento, em grande parte devido ao custo elevado e à complexidade do processo tradicional. A CNH do Brasil aposta na digitalização e na flexibilização das exigências. O curso teórico passou a ser oferecido gratuitamente de forma on-line, e a carga mínima de aulas práticas foi reduzida de 20 para 2 horas. O candidato pode escolher entre instrutores autônomos credenciados ou autoescolas, o que amplia a concorrência e tende a reduzir preços. Mudanças adicionais vieram com a Medida Provisória nº 1.327, que criou benefícios para motoristas inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores. Entre as medidas estão a renovação automática da CNH para quem não cometeu infrações nos 12 meses anteriores ao vencimento, a dispensa da versão impressa do documento e a fixação de um teto nacional de R$ 180 para exames médicos e psicológicos. Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, o programa busca corrigir distorções de um sistema considerado excludente. “A CNH do Brasil foi desenhada para garantir o direito à habilitação. O processo era caro, demorado e afastava milhões de brasileiros. O novo modelo amplia o acesso, reforça a segurança no trânsito e promove inclusão social”, afirmou. A avaliação dentro do Ministério dos Transportes é que a velocidade da adesão indica demanda reprimida e sugere que o impacto do programa pode ir além da regularização de condutores, com efeitos também sobre mobilidade urbana, mercado de trabalho e formalização de profissionais que dependem da CNH para gerar renda. Via Portal PE
URGENTE Tragédia na BR-101: Dez pessoas morrem em batida entre dois carros

Acidente aconteceu na manhã deste sábado (27) no interior da Bahia Dez pessoas morreram em um acidente entre dois carros neste sábado (27), em um trecho da BR-101 que fica na cidade de Mucuri, no extremo sul da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois veículos bateram de frente. Ainda não há informações sobre o que causou a batida e as identidades das vítimas não foram divulgadas. De acordo com a PRF, os veículos pegaram fogo após o acidente e a pista precisou ser interditada. A cidade de Mucuri fica próxima à divisa do estado da Bahia com o Espírito Santo. *Essa reportagem está em atualização Via Portal PE10
Cadela desaparece na Quadra 17 e tutora pede ajuda para encontrá-la em Petrolândia

Uma cadela chamada Vitória está desaparecida em Petrolândia–PE desde a manhã desta sexta-feira (26). O animal sumiu da Quadra 17, nas proximidades da residência de sua tutora.
Celular é perdido entre a Quadra 12 e o Bairro Nova Esperança, em Petrolândia

Maurílio Gabriel Souza Silva perdeu um celular Samsung Galaxy S21, na cor branca, com capinha verde militar. O aparelho possui uma listra de cor branca no lado esquerdo da tela e estava sem foto no papel de parede no momento da perda. O celular foi extraviado no trajeto entre a Quadra 12 e o Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Quem encontrar ou tiver qualquer informação que ajude a localizar o aparelho, pode entrar em contato pelo telefone: (87) 99650-1205. Ajude compartilhando para que o celular chegue de volta ao dono.