15/12/2025 05:35

Banco do Nordeste Inaugura Unidade do AgroAmigo em Petrolândia e Reforça Incentivo ao Desenvolvimento Rural

Banco do Nordeste Inaugura Unidade do AgroAmigo em Petrolândia e Reforça Incentivo ao Desenvolvimento Rural

O Banco do Nordeste inaugurou na manhã desta sexta-feira (5) uma nova Unidade do programa AgroAmigo em Petrolândia (PE), fortalecendo as ações de apoio ao pequeno produtor rural e impulsionando o desenvolvimento econômico no município. A cerimônia reuniu autoridades, representantes de instituições e moradores da cidade, marcando um momento importante para a agricultura familiar na região.

As Boas de Forró: Dupla de Ibimirim ‘As Vaqueiras Forrozeiras’ lança primeiro CD no YouTube

As Boas de Forró: Dupla de Ibimirim ‘As Vaqueiras Forrozeiras’ lança primeiro CD no YouTube

A dupla Tayná Rodrigues e Gaby Ferreira, conhecidas artisticamente como As Vaqueiras Forrozeiras, acaba de lançar seu primeiro CD no YouTube e nas plataformas digitais com título: As Boas de Forró, levando o nome de Ibimirim e da Aldeia Quiridalho, povo Kapinawá, para novos públicos. As jovens começaram a cantar forró por brincadeira em outubro do ano passado, mas o talento falou mais alto e logo formaram uma pequena banda, dando início a uma trajetória que vem ganhando força no cenário regional.

Prefeito Fabiano Marques, Vice Rogério Novaes e Deputada Rosa Amorim participam de solenidade que marca a chegada do Mutirão de Documentação das Trabalhadoras Rurais em Petrolândia

Prefeito Fabiano Marques, Vice Rogério Novaes e Deputada Rosa Amorim participam de solenidade que marca a chegada do Mutirão de Documentação das Trabalhadoras Rurais em Petrolândia

Nesta sexta-feira (5), o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, o vice-prefeito Rogério Novaes, a deputada estadual Rosa Amorim, além de secretários municipais, participaram da solenidade realizada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Quadra 01, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

Trump orienta que americanos deixem a Venezuela de forma “imediata”

Trump orienta que americanos deixem a Venezuela de forma “imediata”

O governo de Donald Trump orientou os cidadãos americanos, nesta quinta-feira (4/12), que estejam Venezuela a deixar o país latino “imediatamente” e retornarem aos EUA. Um alerta de “alto risco” foi emitido pelos Estados Unidos em meio à escalada de tensão entre os dois países.

Polícia Cívil investiga morte de homem durante supino em PE

Polícia Cívil investiga morte de homem durante supino em PE

Homem fazia exercício de supino na academia, quando a barra caiu no tórax dele. Polícia apura se houve negligência, imprudência ou imperícia A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos, ocorrida após um incidente durante a prática do exercício de supino em uma academia de Olinda, no Grande Recife (PE). A barra escorregou das mãos do homem e o atingiu no tórax. A situação aconteceu na segunda-feira (1º/12) e câmeras de segurança registraram o momento em que a barra de ferro que o aluno executava no supino escorregou de sua mão e caiu sobre ele. O caso foi registrado como morte acidental pela Delegacia de Rio Doce. No entanto, as investigações seguem em andamento para determinar as circunstâncias do ocorrido. A apuração deve analisar se houve imperícia, imprudência ou negligência. Ronald segurava o equipamento sem colocar os polegares ao redor da barra, forma que é considerada inadequada, já que desse jeito a barra fica apoiada apenas na palma das mãos. O laudo sobre a causa da morte ainda não foi finalizado. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref) da 12ª Região/Pernambuco, Lúcio Beltrão, não se pode atribuir de maneira oficial o acidente à “pegada suicida”, mas, segundo ele, os riscos são consideravelmente maiores. Beltrão explica que, além de fechar as mãos, é possível utilizar equipamentos para reduzir o risco do acidente, assim como o acompanhamento de um profissional, que, para ele, é essencial. Por Portal PE10

Cineasta de Petrolina leva a Caatinga ao MICBR 2025 com série LGBTQIAPN+ de ação

Cineasta de Petrolina leva a Caatinga ao MICBR 2025 com série LGBTQIAPN+ de ação

Foto: divulgação O sertão pernambucano volta a ganhar destaque no cenário audiovisual brasileiro com o cineasta Wllyssys Wolfgang. Natural de Petrolina, ele foi um dos quatro nomes do Nordeste escolhidos pelo Ministério da Cultura para participar do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2025, que acontecerá em Fortaleza (CE) entre os dias 3 e 7 de dezembro. Wllyssys acaba de concluir as filmagens da série “Drags Justiceiras”, produção LGBTQIAPN+ de ação rodada na Caatinga com mais de 100 profissionais. A obra reúne coreografias, tiroteios e efeitos especiais e reforça a proposta do diretor de contar histórias do interior a partir de uma perspectiva local e inovadora. Criador da WW Filmes, produtora com mais de 15 anos de atuação, o cineasta já venceu prêmios importantes, como o de Melhor Filme Pernambucano no Festival de Triunfo, e se destacou com produções como “Carniceiros”, “DNA Origens – Sertão” e “Natureza Forte”. Com uma trajetória construída longe da capital, Wllyssys ressalta a importância de políticas públicas para viabilizar o audiovisual fora do eixo Recife-litoral. Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, ele vê na Caatinga um território de criação, não de escassez. Para o MICBR, leva dois longas e duas séries em busca de distribuição e parcerias, reforçando que o cinema pernambucano do interior é hoje um campo fértil de inovação, diversidade e força estética. Via Pernambuco Notícias

Carnaubeira da Penha conquista pela primeira vez o Selo Transparência Pública Diamante

Carnaubeira da Penha conquista pela primeira vez o Selo Transparência Pública Diamante

O município de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, alcançou, pela primeira vez em sua história, o Selo Transparência Pública Diamante, reconhecimento concedido aos gestores que atingem o nível máximo de clareza, acesso e responsabilidade na divulgação das informações públicas. A certificação reforça o compromisso da administração municipal com a transparência e o controle social, colocando Carnaubeira em posição de destaque no cenário estadual e nacional.

Clínica e Laboratório Jaques parabeniza Dr. Bruno Marques pelo seu aniversário

Clínica e Laboratório Jaques parabeniza Dr. Bruno Marques pelo seu aniversário

Nesta sexta-feira (05/12), a Clínica e Laboratório Jaques, com unidades em Petrolândia e Tacaratu, parabeniza o médico Dr. Bruno Marques pelo seu aniversário. Profissional dedicado e reconhecido pelo compromisso com a saúde da população, Dr. Bruno celebra mais um ano de vida, marcado por uma trajetória que inspira confiança, cuidado e esperança.