Duque pede solução urgente ao Estado para a crise do leite em PE

Apesar de Pernambuco ser o primeiro no ranking de produção de leite do Nordeste, os produtores do setor têm enfrentando uma forte concorrência com os programas de incentivos fiscais adotados pelos estados de Alagoas, Ceará e Bahia. A crise no setor leiteiro pernambucano tem sido pauta constante de reuniões do deputado estadual Luciano Duque (SD) com o Governo do Estado. Em Pernambuco, 60 mil produtores são responsáveis pela produção de aproximadamente 2,4 milhões de litros de leite por dia. No estado, 40 municípios pernambucanos integram a bacia leiteira, em maioria no agreste meridional e nos sertões do Araripe e do Pajeú, onde são fabricados queijos como o coalho e muçarela, além de manteiga e doce de leite. “A atividade é a principal impulsionadora da economia dessas regiões”, explica o parlamentar. Mas todo esse trabalho está ameaçado. Alguns estados do Nordeste têm investido em uma política fiscal agressiva para a cadeia do leite. Os governos do Ceará, Bahia e Alagoas adotaram a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para leites, laticínios e derivados. Na Paraíba, o estado financia R$ 0,60 por litro aos produtores nas compras da sua merenda. “Diante desse cenário, onde outros estados adotam ICMS zero, Pernambuco precisa acompanhar. É um setor primário que gera muitos empregos e que faz circular muitos recursos na economia rural de 40 municípios”, disse o deputado, que faz parte da Comissão Especial em Defesa da Bacia Leiteira de Pernambuco, na Assembleia Legislativa. Durante as diversas reuniões que teve com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, e da Casa Civil, Túlio Vilaça, e com a própria governadora Raquel Lyra, Duque expôs a preocupação e apreensão dos produtores, indústrias e donos de laticínios com a política fiscal nos estados vizinhos. “A governadora se mostrou bastante sensível à causa. Ela entende que o setor é estratégico para Pernambuco, e que o Estado tem que ser indutor de desenvolvimento”, contou Duque. “Levantei também a necessidade de adotarmos políticas tributárias que viabilizem esse produto na cesta básica do pernambucano, o que vai gerar ainda mais renda e trabalho. Agora, aguardo ansiosamente um retorno do Estado para solucionarmos o mais rápido possível o problema, antes que o setor quebre de vez”, finalizou. Via Blog do Cenário
Padre é baleado no peito durante assalto, mas crucifixo protege religioso

Padre é baleado no peito durante assalto, mas crucifixo protege religioso
Audiência em Brasília aborda a incerteza do abastecimento de água nos Projetos Irrigados do Sistema Itaparica

Um grupo de lideranças dos Projetos Irrigados que fazem parte do Sistema Itaparica, participou de uma Audiência Pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em Brasília nesta quarta-feira (11). O encontro teve como objetivo discutir a preocupante situação enfrentada pelos 45 mil reassentados nos Projetos Irrigados, que recentemente tem sofrido com o constante desabastecimento de água.
Irmão mata irmão em Delmiro Gouveia: Desentendimento motivado pela mãe doente leva a tragédia familiar

Paulo do Sofá é considerado foragido, mas familiares informaram que ele deverá se apresentar à delegacia em breve. Enquanto isso, outros parentes dos envolvidos discordam da versão apresentada pela esposa de Paulo e clamam por justiça.
Polícia Militar age rapidamente em caso de descumprimento de medida protetiva em Petrolândia-PE

Na noite desta terça-feira (10), a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM) da SDS-PMPE – DPO – DINTER II, foi acionada para atender a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na pacata Chácara Lagoa Velha, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.