No Dia Mundial do Meio Ambiente, o MST do Sertão de Itaparica inaugurou na Agrovila 5 do Assentamento Antônio Conselheiro I em Tacaratu-PE o viveiro da Reforma Agrária Popular, ambiente que vai oferecer mudas de árvores nativas da caatinga e frutíferas. Além disso, foi realizado coletivamente o plantio de mudas de árvores na comunidade. Entre as espécies de mudas plantadas, destacam-se o Pau-Brasil, Umbuzeiro, Caraibeira, Cajueiro, Pitaia e Baobá.
A ação que fez parte do calendário nacional contou com a presença de assentados e acampados da Reforma Agrária; do Dirigente Regional do MST, Clebson Gomes; da coordenadora do Setor de Produção do MST Nordeste, Maria da Saúde; do prefeito de Tacaratu, Washington Ângelo; do Secretário Municipal de Agricultura, Manoel Teixeira e do Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo.
A iniciativa faz parte Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, uma parceria do MST e outras instituições para potencializar o reflorestamento como uma atividade essencial. O MST planeja plantar nos próximos dez anos 100 milhões de árvores nativas e frutíferas em assentamentos da reforma agrária e cidades vizinhas.
Informações e fotos: Comunicação MST Itaparica