05/02/2026 20:00

Sindicato pede correções no projeto de lei do concurso de Floresta, no Sertão

Compartilhe:

Sindicato pede correções no projeto de lei do concurso de Floresta, no Sertão

Nesta segunda-feira (15), membros de sindicatos locais estiveram reunidos com vereadores da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Floresta, no Sertão de Itaparica. O encontro teve como objetivo discutir o projeto de lei que trata da realização do concurso público no município.

Durante a reunião, os representantes sindicais apresentaram sugestões e solicitaram ajustes no texto da proposta encaminhada pelo Poder Executivo. Segundo eles, alguns pontos precisam ser corrigidos para garantir maior clareza, justiça e segurança jurídica no certame.

Pontos questionados pelo Sindicato

O ofício e a peça de impugnação administrativa protocolados destacam uma série de irregularidades no texto do projeto.

Entre elas:

  • Atribuições do cargo de Auxiliar de Serviços Gerais: pedido de reformulação completa, evitando sobreposição de funções como merendeira e lavadeira;
  • Omissão de adicionais obrigatórios: ausência da previsão de pagamento de periculosidade, insalubridade e adicional noturno em cargos como eletricista, pintor, mecânico, maqueiro e porteiro/vigia;
  • Acúmulo de função de professores: inclusão, no cargo de Professor de Educação Infantil, de atividades como banho e troca de fraldas, consideradas incompatíveis com a função pedagógica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB);
  • Disparidade salarial: diferença injustificada entre motoristas da categoria D;
  • Piso da enfermagem: falta de garantia de cumprimento da Lei Federal nº 14.434/2022, que estabelece o piso de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Os vereadores da comissão ouviram as demandas e informaram que as observações serão levadas em consideração na análise do projeto. A expectativa era que as correções fossem formalizadas e apresentadas na sessão ordinária, marcada para quarta-feira (17), no plenário da Casa Legislativa.

Com isso, o andamento do concurso dependerá dos trâmites legislativos e da resposta do Executivo às recomendações apresentadas.

Com informações do Blog do Elvis

Compartilhe:

Fale conosco