04/02/2026 12:09

Reunião da Mesa de Diálogo em Floresta frustra produtores do Sistema Itaparica com falta de soluções imediatas

Compartilhe:

Na tarde desta quarta-feira (16), a Diocese de Floresta-PE, sediou uma importante reunião da Mesa de Diálogo, promovida pela Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República. O encontro contou com a presença de uma equipe interministerial e representantes de diversos ministérios do Governo Federal.

Durante a reunião, foi apresentado um relatório de um plano de trabalho pelo governo federal voltado para a crise hídrica e energética que atinge os projetos do Sistema Itaparica. No entanto, o conteúdo frustrou lideranças e produtores da região, por não apresentar medidas concretas e imediatas que garantam o funcionamento, a manutenção ou a tão aguardada revitalização dos perímetros irrigados.

Participaram da reunião representantes do POLO Sindical, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolândia, FETAPE, Diocese de Floresta — com a presença do Padre Luciano Aguiar e do bispo Dom Gabriel — além do deputado estadual João Paulo (PT), lideranças políticas e representantes de comunidades afetadas.

A situação crítica dos perímetros irrigados do Sistema Itaparica tem motivado protestos frequentes. No ano passado, agricultores e produtores rurais bloquearam a BR-316, no trecho entre Petrolândia e Floresta (Ibó), em manifestação por melhores condições de abastecimento de água e atenção do poder público. E neste ano houve vigilias nas estações de bombeamentos para a Neonergia não cortarem o fornecimeto elétrico do Sistema. Lembrando que o governo federal divulgou uma nota no dia 22 de maio de 2025, informando que quitou o débito de quase R$ 40 milhões da energia do Sistema Itaparica, através da liberação de orçamento para projetos públicos de irrigação social.

Apesar da iniciativa de diálogo ser um passo importante, o sentimento geral dos participantes é de frustração diante da ausência de ações emergenciais e da morosidade em atender as demandas históricas da região. A expectativa é de que o governo federal avance nas articulações e apresente, nos próximos encontros, soluções efetivas para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento das famílias que dependem dos perímetros irrigados de Itaparica.

SOBRE

O Sistema Itaparica foi criado na década de 1990, pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), entre os estados de Pernambuco e Bahia, para abrigar famílias que residiam na área onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga, localizada na cidade de Petrolândia, no Sertão pernambucano.

Os dez projetos que forma o Sistema Itaparica estão situados nos municípios de Belém do São Francisco, Floresta, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia, em Pernambuco, e Abaré e Curaçá, na Bahia.

VEJA VÍDEO:

VEJA FOTOS:

PARA ACESSAR MAIS FOTOS CLICK NO LINK ABAIXO:

https://drive.google.com/drive/folders/1a3I8iWA_maj1DMB2voHN9B8iLI_p5CSs?usp=sharing]

Por Redação | Fotos e Vídeo: Alex Santos e Ana Paula

Compartilhe:

Fale conosco