14/12/2025 20:30

Professora Raiane vence eleição interna do PT em Petrolândia-PE, com 57,36% dos votos

Compartilhe:

Professora Raiane e Mônica Caetano/Foto: Alex Santos – Blog PN Petrolândia Notícias

Daniel Fiho atual Presidente do Diretório Municipal do PT com a Professora Raiane (esquerda) e Mônica (direita)/Foto: Divulgação

A militância do Partido dos Trabalhadores em Petrolândia-PE, foi às urnas neste domingo (06), durante o Processo de Eleições Diretas (PED 2025), para escolher a nova presidência do diretório municipal da sigla. Com 148 votos (57,36%), a Professora Raiane foi eleita nova presidenta do PT no município, representando a Chapa Luta e Resistência – 630, que tem como vice a militante Mônica Caetano.

A chapa vitoriosa derrotou a Chapa Petrolândia pela Democracia – 680, encabeçada por Titi e tendo Noninha do Povo como vice, que obteve 90 votos (34,88%). Ao todo, 258 filiados participaram do pleito, reafirmando o compromisso do partido com a democracia interna e o protagonismo da sua base.

A vitória de Raiane representa a oxigenação do partido em nível municipal, ao lado de nomes históricos da militância. Professora, coordenadora regional do SINTEPE e reconhecida por sua atuação em defesa das mulheres, da juventude e da classe trabalhadora, Raiane reforça o legado de luta do PT no Sertão de Itaparica.

Agradeço a confiança da militância petista. Nosso compromisso é coletivo: fortalecer o partido na base, defender a democracia e ampliar a participação popular nos espaços de decisão. Seguiremos juntas e juntos por uma Petrolândia mais justa, solidária e democrática”, declarou Raiane após o resultado.

“Depois de anos à frente do PT enquanto presidente do partido em nossa cidade, nos momentos mais difíceis do partido nacionalmente, com o golpe contra Dilma, a prisão de Lula, as mentiras contra Haddad, mas sem nunca desistir da luta, o sentimento com o resultado que elegeu minhas amigas companheiras Raiane e Mônica é de gratidão a todas filiadas e filiados, dos fundadores aos mais jovens, que, em pleno domingo, dia de merecido descanso para todas famílias, se dispuseram a sair de casa e nos dar um voto de reconhecimento e confiança por todo trabalho desenvolvido até aqui e que continuará sob a condução de duas mulheres comprometidas com nossa luta e projeto político. Continuarei contribuindo junto à chapa eleita para ajudar as companheiras Raiane e Mônica nos desafios políticos que virão. Mais uma vez muito obrigado a todas e todos e a você, coirmão Alex, pelo espaço”, destacou Daniel Filho – atual presidente do Diretório do PT de Petrolândia.

VICENTE ATUAL FUNDADOR DO PT DE PETROLÂNDIA – VOTANDO NA CHAPA VENCEDORA REPRESENTADA POR RAIANE E MÔNICA/FOTOS: DIVULGAÇÃO

MAIS

Foto: Blog Dantas Barreto

O resultado oficial do processo de eleição direta do PT em Pernambuco ainda não foi divulgado porque os votos ainda estão sendo apurados, mas, nesta segunda-feira (7), o deputado federal Carlos Veras já é considerado eleito como presidente estadual do partido. O seu concorrente na disputa, o ex-deputado Fernando ferro, reconheceu a derrota e desejou boa sorte a Veras. No entanto não escondeu o descontentamento em relação ao Processo de Eleição Direta no Estado. Os dois se encontraram na sede Estadual do PT.

“Primeiro, quero reconhecer o resultado que estamos vendo nas urnas, na vitória do companheiro Carlos Veras. Ao mesmo tempo, quero expressar a nossa preocupação com os caminhos do PT no Estado. O próprio processo eleitoral, do qual eu tenho algumas reservas e que vou me manifestar no devido tempo. Até porque me surpreenderam práticas utilizadas nesta campanha, que comprometem o pleito, inclusive. E nós não queremos ver como práticas no PT”, colocou Fernando Ferro, em entrevista ao Blog Dantas Barreto.

De acordo com ele, “houve interferências externas, pressões indevidas e alguns problemas”. “Mas no geral temos que olhar para o resultado. Essa é uma eleição nacional. O que nós passamos aqui no Estado nos leva à responsabilidade de participar de um projeto nacional. Nós queremos um PT estruturado, preparado para a disputa de 2026 e um partido que possa assumir e desenvolver a sua tarefa de dar respostas eleitorais, sociais e políticas no nosso Estado. Queremos a vitória do presidente Lula, o crescimento da nossa bancada, a organização do partido no plano estadual e a necessidade de estarmos todos nós integrados , neste momento de grandes desafios e dificuldades que já se apresentam para a nossa legenda e que vão fazer parte da disputa política de 2026”, ressaltou Ferro.

CARLOS VERAS

O deputado Carlos Veras agradeceu o reconhecimento de Fernando Ferro e garantiu que a sua experiência será muito importante para a nova gestão do PT. “Na disputa para presidente estadual do PT não há vencidos e nem vencedores. Fernando Ferro é um companheiro e nós fizemos um bom debate. Foram cinco debates, nos quais tivemos mais convergências do que divergências. Os desafios que o próprio Ferro aponta são aqueles que a gente vai ter que tratar. Eu tenho as mesmas preocupações que ele tem”, disse ao Blog Dantas Barreto.

O futuro presidente petista ressaltou que Fernando Ferro é uma liderança política que já teve seu voto para deputado federal, foi líder da bancada na Câmara e presidente estadual do PT. “Ele tem uma acúmulo de experiência muito grande. Vai nos ajudar, inclusive, nesses problemas que são apresentados. As preocupações são comuns. A gente tem um único objetivo, que é fortalecer o PT, termos o PT mais forte, mais unido, mais popular, com mais presença de base. E é assim que a gente vai trabalhar. Agradeço muito a Ferro por tudo que ele tem feito pelo partido e pelo muito que tem a fazer”, acrescentou Carlos Veras.

O PED 2025 foi mais uma demonstração da vitalidade do PT em todo o estado e do seu compromisso com a reconstrução do Brasil por meio da participação popular, da justiça social e do enfrentamento à extrema direita.

MAIS FOTOS:

Por Redação | Com informações do Blog Dantas Barreto / Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Fale conosco