sex, 22 novembro 2024
InícioBrasília-DFPresidente Lula já considera Silvio Costa Filho ministro. Entenda

Presidente Lula já considera Silvio Costa Filho ministro. Entenda

De volta ao Brasil, depois de mais um giro pela Europa, desta vez a Bruxelas, o presidente Lula deve confirmar a minirreforma no seu Ministério, incluindo o deputado pernambucano Silvio Costa Filho (Republicanos) entre os novos integrantes do primeiro escalão, ocupando provavelmente a pasta de Esporte.

Lula já dá como certo que os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) serão nomeados. Segundo relatos, Lula tratou Fufuca e Silvio Costa Filho como ministros no encontro para comemorar a aprovação da reforma tributária, no Alvorada, em 7 de julho. Ali o martelo foi batido sobre a indicação deles para a Esplanada.

A dúvida é quais ministérios comandarão. A bolsa de apostas atualizada é de que o 1º assumiria Portos e Aeroportos no lugar de Márcio França (PSB). Já o segundo substituiria Ana Moser no Esporte. Nesse cenário, França seria transferido para o lugar de Alckmin, que passaria a ser apenas vice-presidente. Diante do imbróglio, Lula deve demorar certo tempo ainda para chegar a uma configuração definitiva.

As mudanças incluem também a Caixa Econômica Federal. Rita Serrano, presidente da instituição, é considerada por integrantes do governo como incompetente. Diante do diagnóstico, o Centrão sinalizou a indicação de Gilberto Occhi. Ele comandou o banco de 2016 a 2018, durante os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer.

Seu nome, porém, enfrenta resistências da primeira-dama, Janja Lula da Silva, que é contra a redução de dirigentes do sexo feminino no governo. Por isso, cresceu a cotação da petista histórica Miriam Belchior –e atual secretária-executiva da Casa Civil– para comandar o banco estatal. No Palácio do Planalto, a permanência de Alckmin e Dias nos ministérios é tida, por ora, como provável. Mas por motivos diferentes. Lula considera o Desenvolvimento Social estratégico –tem o Bolsa Família– e só o trocaria por outro petista. Já com Alckmin, a mudança só ocorreria se fosse desejo dele.

E o vice-presidente já deu sinais de que não pretende deixar o cargo na Esplanada. Há ainda um certo trauma entre os petistas em desagradar o vice-presidente. Além disso, durante a campanha eleitoral, Alckmin pediu que pudesse tocar a pauta da reindustrialização do país.

Por Magno Martins, de Brasília

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
25.7 ° C
25.7 °
25.7 °
67 %
2.7kmh
52 %
sex
37 °
sáb
38 °
dom
38 °
seg
33 °
ter
25 °

Mais Lidas