O presidente do Sindicato Rural de Petrolândia e também coordenador do Polo Sindical dos/as Trabalhadores/as Rurais do Submedio São Francisco PE/BA, Natanael Caetano, esteve presente na tarde desta quarta-feira (28) em Salgueiro-PE, durante a visita oficial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao município. A comitiva presidencial participou da cerimônia de entrega da duplicação da capacidade de bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Na ocasião, Natanael integrou uma comissão formada por lideranças do Polo Sindical, representantes da Diocese de Floresta, reassentados e distritos do Sistema Itaparica, que conseguiu um breve encontro com o presidente Lula para entregar dois documentos oficiais.
O primeiro documento apresenta uma contextualização histórica da luta dos reassentados do Sistema Itaparica, destacando os desafios enfrentados desde a implantação do projeto até os dias atuais. O segundo foi uma carta assinada pela Diocese de Floresta, pela FETAPE e pelo Polo Sindical, solicitando uma audiência exclusiva com o presidente da República para discutir, de forma aprofundada, a situação do sistema, incluindo a revitalização e emancipação dos perímetros irrigados.
Natanael, que esteve acompanhado do padre Luciano Aguiar e demais representantes do território, destacou que a iniciativa buscou sensibilizar o governo federal sobre a grave crise vivida pelos agricultores reassentados, apelando ao compromisso social da atual gestão para priorizar a região.
“Foi um momento de reafirmação do compromisso do Polo com os reassentados e de cobrança por ações concretas. Reforçamos que não recuaremos um milímetro na luta pela revitalização e emancipação de Itaparica”, afirmou Natanael.
Além da comissão, a agenda também contou com a presença da senadora Teresa Leitão, do deputado federal Carlos Veras, do superintendente da Codevasf Edilásio Wanderley e do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Silvio Costa Filho.
O movimento reforça o papel dos sindicatos e organizações sociais na construção de pontes com o poder público para buscar soluções definitivas para os problemas que afetam centenas de agricultores do Sertão de Itaparica.
VEJA VÍDEO:
VEJA O DOCUMENTO ABAIXO:
Por Redação | Informações e vídeo são do Polo Sindical
























