17/02/2026 12:09

Prefeito do Recife, João Campos arrasta parte do “bloco 2026” pelas ruas e ladeiras de Olinda

Compartilhe:

Prefeito do Recife, João Campos arrasta parte do “bloco 2026” pelas ruas e ladeiras de Olinda

Prefeito do Recife, João Campos (PSB) sobe e desce ladeiras de Olinda com aliados, em plena segunda-feira de Carnaval – Foto: Antônio Albuquerque/Divulgação

O Carnaval de Olinda não é novidade para o prefeito do Recife, João Campos (PSB), mas nesta segunda-feira ele ganhou um outro significcado. Serviu como termômetro, para aferir a popularidade do candidato em potencial ao governo de Pernambucco.

Ele não admite sequer ser pré-candidato, mas todas as movimentações apontam para isso, e os aliados dizem que já é condição irreversível e João Campos é pré-candidato, sim.

A temperatura na Marim dos Caetés, segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), variou de 25ºC a 30ºC, mas a sensação térmica, no sobe e desce ladeiras, entre blocos e troças carnavalescas, no fim da manhã e durante a tarde, era superior a 40º.

João Campos chegou à cidade vizinha ao Recife no fim da manhã, com a noiva, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), e rodeado de aliados, maioria pré-candidatos ao Senado, à Câmara Federal ou à Assembleia Legislativa. Andou por ruas do Sítio Histórico e visitou a Casa da Rabeca, na Cidade Tabajara.

“A Casa da Rabeca representa a nossa cultura popular. É um momento de conhecer de perto o maracatu, especialmente o de baque solto, originário da Zona da Mata, que atravessa gerações. Pernambuco é feliz por ter uma cultura tão forte, celebrada por Recife e Olinda”, afirmou.

Durante o trajeto, maior parte feito a pé, conversou com foliões, turistas e trabalhadores da cultura, e prestigiou desfiles de troças e blocos tradicionais, como a Pitombeira dos Quatro Cantos, que tem como mote o filme “O Agente Secreto”, candidato a quatro Oscars.

“Estou vendo o melhor e maior Carnaval do mundo, o de Recife e o de Olinda. São cidades irmãs, então não tem como a gente falar de Carnaval de Olinda separado do de Recife, nem do Recife separado do de Olinda. Quem é pernambucano sabe que esses dois carnavais são irmãos, como as nossas cidades”, pontuou o prefeito.

Votação
João Campos, que em 2018 o foi o deputado federal com o maior número de votos em Olinda – 19.512 (10,42% dos votos válidos) – recebeu do ex-vereador e ex-candidato a prefeito Vinicius Castello (PCdoB), hoje seu secretário-executivo de Infraestrutura, o convite para visitar a cidade.

O chamado foi reforçado pelo presidente da Câmara da Marim dos Caetés, Saulo Holanda (MDB), e outros líderes políticos. A prefeita Mirella Almeida (PSD) é aliada de sua prinicpal adversária, a governadora Raquel Lyra (PSD)

“Conversei com muita gente. Muita gente de Pernambuco, do interior, do Recife. Muita gente do Nordeste. E gente de fora também, aqui curtindo E é bom a gente ver o carinho das pessoas, a irreverência. Porque Carnaval é isso, é espontaneidade, é rua e é pé no chão Como uma senhorinha que estava brincando me disse: ‘Gostei de ver você aqui, pé no chão, andando, continue assim’. E me deu um abraço”, relatou.

João Campos gostou do que ouviu. Eram gripos de “meu governador”, “estou com você”, “aposto em você como apostei no seu pai”. No meio do percurso, uma jovem disparou: “Oxi, se fosse João Gomes (o cantor e compostor), mas é João Campos”. “É muito bom estar na rua, ouvir o que as ruas dizem”, avaliou.

Presentes
A agenda teve a presença dos pré-candiddatos ao Senado o ministro Silvio Costa Filho e a ex-deputada federal Marília Arraes; dos deputados estaduais Diogo Moraes, Júnior Matuto, Mário Ricardo, Rodrigo Farias e Sieno Guedes.

Os secretários Eriberto Filho (Esportes); Felipe Cury (Habitação); Gustavo Monteiro (Articulação Política); Marcelo Canuto (Fundação de Cultura); Marco Aurélio Filho (Direitos Humanos e Juventude); Milu Megale (Cultura); Pedro Pontes (Procuradoria); Rafael Cunha (Transformação Digital) e Vinicius Castello também participaram.

Entre os vereadores de Olinda estiveram Jadilson Bombeiro, Márcio Barbosa, Milcon Rangel, Sardinha, Saulo Holanda e Vlademir Labanca. Do Recife, Aderaldo Pinto, Carlos Muniz; Eduardo Mota; Eriberto Rafael, Felipe Francismar, Hélio Guabiraba; Júnior de Cleto, Kari Santos, Natália de Menudo, Rinaldo Júnior, Rodrigo Coutinho, Romerinho Jatobá e Zé Neto.

Por FolhaPE

Compartilhe:

Fale conosco